Quem não conhece os fundamentos da Igreja Católica, corre o risco de construir o edifício da própria fé na areia fina das ideologias modernas, que já estão presentes na linguagem de muitos sacerdotes. Você conhece os 3 pilares da Igreja? Este conhecimento é fundamental para a sua caminhada espiritual e vamos refletir sobre isso a seguir.
Veja também: Professor Guilherme Freire te ajuda a procurar o sentido da vida em meio ao caos da vida moderna.
Os 3 pilares da Igreja são:
- Sagrada Tradição;
- Sagradas Escrituras (a Bíblia);
- Sagrado Magistério.
Vamos entender melhor o que significa cada um desses pilares, mas antes, é importante que entendamos que Deus se revelou aos homens de maneira gradativa e foi preparando o caminho para que a humanidade acolhesse os seus ensinamentos.
Você já deu o seu “sim” a Deus?
Altair Fonseca, em trecho da Conversa Católica, disse: “A Revelação encontra a sua plenitude em Jesus. Tudo vinha sendo preparado para que o Verbo se encarnasse e levasse a termo essa obra de redenção. Agora basta que a gente faça a nossa parte, que é dar o nosso ‘sim’ ao projeto de amor, ao projeto salvífico de Deus”.
Você já deu o seu “sim” a Deus? Existem momentos nos quais somos confrontados pela nossa consciência sobre a maneira que temos vivido. Olhamos à nossa volta, vemos nossos amigos e o estilo de vida que levam, vemos as pessoas mais velhas que fazem o mesmo que fazemos e como terminam suas vidas, refletimos sobre qual é o sentido disso tudo. Em momentos assim acabamos percebendo que há um motivo maior para todas as coisas e nos perguntamos: quando vou dar o meu “sim” a Deus?
Você conhece os 3 pilares da Igreja? – Cortes Conversa Católica
No vídeo a seguir, que é um corte da série Conversa Católica, Altair Fonseca fala sobre os pilares (ou o tripé) que sustenta a Igreja. A partir desse conhecimento não seremos abalados por qualquer sopro ou vento de doutrina estranha. Assista e compartilhe:
Só uma coisa é necessária
São Pio de Pietrelcina disse: “Não gaste suas energias em coisas que geram preocupação, ansiedade e angústia. Só uma coisa é necessária: Eleve o seu espírito e ame a Deus”.
Ao buscar conhecer os pilares de Igreja, não se esqueça de que tudo tem como objetivo amar a Deus com liberdade. Não permita que as batalhas espirituais contra o mundo, a carne e o demônio te inquietem a ponto de duvidar da misericórdia divina, que sempre nos ampara. O conselho de Padre Pio é muito pertinente para os tempos atuais, nos quais muita gente se inquieta com facilidade. Que Deus abençoe sua caminhada!
Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.