Em 1969, muito antes de se tornar o papa Bento XVI, o então padre Joseph Ratzinger disse algo sobre a Igreja dos últimos tempos, que talvez possa ser compreendido como uma profecia para os nossos tempos.
Veja também: Profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso sobre uma campanha mundial contra a castidade e os ataques aos bons sacerdotes.
Em 1969, o ainda padre Joseph Ratzinger profetizou algo que está acontecendo na Igreja Católica hoje
“Em breve teremos padres reduzidos ao papel de assistentes sociais e a mensagem de fé reduzida a visão política. Tudo parecerá perdido, mas no momento oportuno, precisamente na fase mais dramática da crise, a Igreja renascerá. Será menor, mais pobre, quase catacumbal mas também mais santa. Porque não será mais a Igreja de quem busca agradar ao mundo, mas a Igreja dos fiéis a Deus e sua lei eterna. O renascimento será obra de um pequeno restante, aparentemente insignificante e, no entanto, indômito, passando por um processo de purificação. Porque é assim que Deus opera. Contra o mal resiste um pequeno rebanho”. Essa reflexão foi feita em 1969 pelo ainda padre Joseph Ratzinger.
Padres que se tornam ativistas políticos e inflamam a divisão entre os leigos que não aprendem mais a sã doutrina, apostasia geral da fé, perseguição a nível mundial contra os principais valores cristãos. Essas e outras realidades já são visíveis. Entretanto, também é visível o reflorescimento da fé em pequenos grupos de católicos fiéis que se reúnem para rezar e estudar com mais profundidade, com a finalidade de dar uma resposta de fé a este mundo que nega a Deus e tenta destruir o que é sagrado.
Diante da sanha satânica do anticristo, nossa resposta virá através da oração, do estudo e da ação evangelizadora estratégica (quando possível e necessária). Que o Espírito Santo de Deus nos dê sabedoria, discernimento e fortaleza!
Referências:
Brito, L. H. S. (2022). Igreja: Sacramento Universal de Salvação [Carta Pastoral]. Barra do Piraí Volta Redonda: Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda.