Ícone do site Altair Fonseca

“Se isso é ser tradicionalista, está errado”, dispara Dom Fernando Rifan

Se isso é ser tradicionalista está errado

Se isso é ser tradicionalista está errado

Dom Fernando Arêas Rifan é Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Bispo Titular de Cedamusa. Recentemente, em entrevista ao SantoFlow Podcast, o Bispo disse: “se isso é ser tradicionalista, está errado”, e esclareceu alguns equívocos cometidos por católicos que são levados pelas ideologias.

Veja também: Você sabe quais são os dias de preceito, nos quais um católico não pode faltar à Santa Missa?

São João Maria Vianney diz: “O sacerdote tem as chaves dos tesouros celestiais; é o procurador de Deus, é o ministrador de seus bens”.

A frase do santo que é padroeiro dos padres é muito propícia para iniciarmos o conteúdo de hoje, que nos chama a olharmos para o que é essencial. Não podemos reduzir o mistério, não podemos diminuir a grandeza da presença real de Cristo em nós, pela Eucaristia. Não podemos abandonar a tradição católica e esquecer o que tantas pessoas virtuosas fizeram antes de nós.

Sobre o sacerdote

Se isso é ser tradicionalista, está errado!

Em entrevista ao SantoFlow Podcast, Dom Fernando Rifan desfaz alguns equívocos e preconceitos contra quem tem uma visão mais tradicional da fé. O prelado também refuta os excessos e erros que podem cometer aqueles que se tornam extremistas e agem sem a menor caridade cristã. Assista e compartilhe:

BATALHA DOS MISSAIS E O DOGMA DE FÉ | DOM FERNANDO RIFAN

Inscreva-se no canal do SantoFlow Podcast no YouTube.

O que é a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney?

 A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney foi criada pelo Papa São João Paulo II em 18 de Janeiro de 2002, a partir da antiga União Sacerdotal São João Maria Vianney, um grupo de padres que conservavam a liturgia antiga, a disciplina e os costumes tradicionais.

A Administração Apostólica foi erigida como uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal no território da Diocese de Campos. Tem à frente um Administrador Apostólico que a governa em nome próprio. Possui Presbitério e Seminário próprio, Paróquias, Associações de Fiéis, Institutos de Vida Consagrada, Tribunal Eclesiástico, etc.

A característica própria da Administração Apostólica São João Maria Vianney é o amor à Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, bem como a celebração dos demais sacramentos segundo os livros litúrgicos em vigor em 1962, conforme lhe foi concedido por São João Paulo II no seu decreto de ereção canônica, “Animarum bonum”.

A Administração Apostólica professa irrestrita fidelidade ao Santo Padre o Papa e procura cultivar em todos os seus membros um grande amor, estima e veneração ao Vigário de Cristo. Seu primeiro Administrador Apostólico foi Dom Licínio Rangel, falecido a 16 de dezembro de 2002. O atual Administrador Apostólico é Sua Exa. Dom Fernando Arêas Rifan.

Comunhão

Referências:

Bispos. Administração Apostólica Pessoa, São João Maria Vianney. Brasil, 2002. Disponível em: <https://www.adapostolica.org/dom-fernando-areas-rifan/>. Acesso em: 7 jun. 2023.

Sair da versão mobile