Quantas vezes você e eu já não questionamos Deus por causa de algum acontecimento que pareceu injusto ou inexplicável pela lógica humana? Em nossa miséria, sempre buscamos apontar culpados e Deus acaba muitas vezes sendo o alvo preferido. Entretanto, um sacerdote nos chama a refletir sobre os nossos questionamentos.
Veja também: Acha que há muitos hipócritas na Igreja? Fulton Sheen tem uma resposta na ponta da língua para você.
Você já questionou Deus?
Padre Donizete Heleno, da Comunidade Canção Nova, disse: “Quando você passar por uma situação na sua vida, não questione Deus. Questione você. Somos nós que precisamos nos moldar às palavras de Deus e não Ele aos nossos caprichos. Nós queremos de Deus as respostas, mas não queremos dar a Deus a nossa resposta de entrega total e renúncia de vida”.
Quantas vezes não temos questionado a realidade como uma criança mimada que acha que vai mudar tudo na base do choro? Quem alcança a maturidade espiritual sabe acolher cada situação. Mesmo que sofra, a pessoa que tem fé confia em Deus e sabe que mesmo de um grande mal Ele pode tirar um grande bem.
A escola da oração
A Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus, disse: “Que boa escola de humildade e desprendimento é a oração. Faz-nos caminhar em plena paz no meio da tempestade”.
Quando frequentamos a “escola da oração”, nossa alma é educada pelo próprio Espírito Santo de Deus, que revela a nossa fraqueza e também nos faz perceber a bondade e o poder do Senhor, que está pronto para atender as nossas súplicas. A condição? Que peçamos, com muita humildade, aquilo que é justo e necessário para a nossa salvação.
A distração na oração
Tudo bem que a oração nos ensina muito, mas o que fazer quando surgem as distrações na hora de rezar? Santa Teresinha do Menino Jesus ensina: “Também tenho muitas distrações durante a oração, mas logo que me dou conta, rezo pelas pessoas que ocupam minha imaginação e assim elas aproveitam das minhas distrações”.
Diante das distrações na oração ou de qualquer obstáculo que encontrar na sua vida, medite sobre a melhor maneira de aproveitar a situação. Este era o segredo dos Santos, que sempre contavam com a ajuda de Deus para tirar o bem de toda situação adversa.
Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube para mais conteúdo católico.