A Teologia da Libertação e todas as formas de interpretar a fé de maneira materialista, sem espiritualidade, tem atrapalhado a vida de muitos fiéis. Alguns, como Dom Adair José Guimarães, conseguem se libertar da prisão proporcionada por essa teologia que não tem nada de libertadora.
Veja também: Fulton Sheen e uma curta, mas sensacional reflexão sobre o comunismo.
O erro da Teologia da Libertação
Dom Adair José Guimarães disse que, ao seguir a cartilha da Teologia da Libertação “(…) de repente você se vê fazendo uma reflexão teológica meramente terrena, numa utopia, como se você fosse conseguir estabelecer o Reino de Deus na terra”.
Qual o problema disso? É o próprio Jesus que nos diz: “O meu Reino não é deste mundo” (Cf. Jo 18, 36). Queira estabelecer uma perfeição aqui na terra, depositando todas as suas esperanças nas realidades passageiras e você automaticamente estará se afastando do Reino de Deus. É isso que a Teologia da Libertação e todas as suas vertentes modernas fazem.
Já fui da Teologia da libertação e hoje luto contra, disse Dom Adair José Guimarães
Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa-GO, tem sido incansável em seus alertas sobre os perigos de um tipo de teologia que esvazia o sentido espiritual de tudo, colocando todas as esperanças do ser humano nas questões materiais. Este esvaziamento impossibilita a vida espiritual e vai afastando as pessoas de Deus. Entenda melhor no vídeo a seguir:
O Pão da Vida
Jesus disse: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4, 4). E o próprio Senhor completou em outro Evangelho: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6, 35).
Nosso Senhor Jesus Cristo deixa claro que o ser humano não tem apenas necessidades materiais, que são supridas pela benevolência de Deus, mas também tem necessidades espirituais. Essas necessidades que brotam do mais íntimo do ser humano só podem ser saciadas pelo Pão da Vida, do qual quem come não terá mais fome.
Quando uma “teologia vesga”, como diz Dom Adair, tenta fazer com que o homem só se importe pelas necessidades físicas, todo um buraco espiritual fica aberto, provocando um grande vazio existencial. Sem Deus perdemos o sentido da vida.
Inscreva-se no canal do SantoFlow Podcast no YouTube.