Ninguém encontra a verdade sem buscar o bem
Você sabia que a verdade e o bem estão totalmente entrelaçados, e que não tem como buscar uma coisa sem buscar a outra ao mesmo tempo? Em tempos de relativismo, cada um acha que pode criar a sua própria verdade e viver conforme suas regras. Mas será que isso é positivo, quando as pessoas são educadas para o mal? É preciso refletir sobre os bens mais elevados e não abrir mão do bem e da verdade.
A verdade e o bem não se separam
A. D. Sertillanges, no excelente livro A vida intelectual, fala sobre a íntima ligação que há entre o bem e a verdade: “A verdade cresce no mesmo terreno que o bem; suas raízes estão entrelaçadas. Se um deles for apartado dessas raízes comuns e, por conseguinte, ficar menos ligado à terra, irá padecer: a alma se tornará fraca e o espírito irá definhar. Ao contrário, alimentando a verdade, clareamos a consciência; fomentando o bem, conduzimos o saber”.
Quando encontramos pessoas que buscam estudar para usar o conhecimento para o mal, fica evidente que a verdade não importa para todos. O falso intelectual abre mão dos bens mais elevados quando o interesse próprio entra em cena e domina a motivação para todos os esforços.
Ninguém encontra a verdade sem buscar o bem
Ninguém encontra a verdade sem buscar o bem. Essas duas realidades estão vinculadas, com suas raízes entrelaçadas, e não podem ser separadas. Sem a busca do bem, não há busca pela verdade. Entenda como isso nos ajuda a descobrir muito sobre o mundo atual no vídeo a seguir:
Tenha uma vida edificante
Santa Catarina de Sena diz: “É obrigação de todos edificar os demais com uma vida boa, santa e honesta“.
Para assumirmos a nossa vocação à santidade, precisamos buscar o bem e a verdade, para edificarmo-nos uns aos outros. A melhor obra de caridade é fazer o possível para que todos cheguem ao conhecimento da verdade e sejam salvos. Nessa caminhada rumo ao céu, contemos sempre com a graça divina e a intercessão dos santos. Nunca estaremos sozinhos.
Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.