O bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, foi eleito novo secretário-geral da entidade. A escolha foi realizada na manhã do dia 25 de abril de 2023, no sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da entidade. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.
Veja também: Um pequeno guia para uma vida mais ordenada, por padre Leonardo Wagner.
A Igreja no Brasil e no mundo enfrenta grandes desafios e seus mecanismos não são imunes a erros, mas devemos rezar por todo o clero, a começar pelo Papa Francisco e por toda a organização eclesial. A participação de Dom Hoepers em importante cargo é um boa notícia em meio ao avanço de pautas contra a vida e a família.
Tenha coragem de buscar a verdade
Em uma recente entrevista, Dom Ricardo Hoepers ressaltou a importância da busca pela verdade na vida de todo cristão: “Nós, cristãos, estamos neste mundo mas não somos deste mundo. E nós temos que buscar a verdade sobre as coisas, e a verdade exige discernimento, exige paciência, exige ascese, exige renúncias, e nem todo mundo, numa sociedade hedonista, às vezes está disposto a isso”.
Buscar a verdade exige que saiamos da nossa zona de conforto e não queiramos criar as nossas regras, mas obedecer a lei de Deus, que se manifesta na ordem natural das coisas. Parece que chegou o tempo profetizado por G.K. Chesterton, que dizia que um dia teríamos que provar ao mundo que a grama é verde.
Sobre a união homoafetiva
A união homoafetiva, direito civil reconhecido e respeitado pela Igreja, não pode ser equiparado ao Sacramento do Matrimônio. Dom Hoepers explicou: “A questão da união homoafetiva é uma questão que está aí em todos os países. Os reconhecimentos, isso faz parte do momento histórico que estamos vivendo desta sociedade. Agora, comparar esta união homoafetiva com o matrimônio é impossível. Isso ninguém vai conseguir fazer e não pode e não existe porque exatamente vai contra o princípio de fé”.
Querer obrigar a Igreja a mudar a concepção da fé para abarcar novas realidades é ultrapassar todos os limites da soberba. Na prática, seria o homem querendo mudar a lei de Deus, assumindo o lugar do Senhor. Como já foi dito, a Igreja reconhece e respeita os direitos civis, mas no campo da fé existem realidades imutáveis.
Dom Ricardo Hoepers, o novo secretário-geral da CNBB
Conheça um pouco melhor a visão de Dom Ricardo Hopers, que é a visão tradicional e imutável da Igreja. No vídeo a seguir, você confere um trecho de entrevista ao SantoFlow Podcast.
Inscreva-se no canal do SantoFlow Podcast no YouTube.
Referências:
60ª ASSEMBLEIA GERAL: DOM RICARDO HOEPERS É ELEITO NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA CNBB. CNBB. Brasil, 2023. Disponível em: <https://www.cnbb.org.br/60a-ag-dom-ricardo-hoepers-eleito-secretario-geral/>. Acesso em: 26 abr. 2023.