Neste mundo louco e cheio de agitação, quem não exercita a virtude da paciência pode acabar sendo levado por essa desordem. É tempo de respirar fundo, ter vida espiritual e organizar o dia com mais sabedoria.
Veja também: Impulsione o seu aprendizado com 3 orações de Santo Tomás de Aquino para antes dos estudos.
O que é a paciência?
A paciência é uma virtude que nos leva a suportar com coragem as dificuldades em vista de algo mais valioso. Não se trata de covardia ou preguiça, mas de uma força perseverante. O professor Guilherme Freire a define desta forma: “Paciência é um hábito que te leva em direção ao bem. Paciência é aguentar esses males menores em nome de bens maiores”.
Definir o bem mais elevado e caminhar em direção a ele faz com que suportemos com mais força tudo o que nos acontece. É por isso que quem tem fé em Deus de verdade é capaz de tomar a sua cruz diariamente e segue o Mestre rumo ao Céu.
A virtude da paciência
Há escolhas diárias que você deve fazer para cultivar e exercitar a virtude da paciência. No vídeo a seguir, o professor Guilherme Freire abre uma conversa em seu canal sobre o tema e dá dicas importantes para viver a paciência na prática. Assista e compartilhe:
Tenha paciência
Como suportar e ter paciência com o barulho em todos os lugares? Lembremos do que o professor disse: “Comece a cultivar na sua alma uma música superior”. Precisamos aprender a viver acima do barulho, acima das distrações, da hipocrisia, do ódio e da falta de fé. Afinal, nossos ideais precisam ser superiores a tudo isso. E não se trata de soberba, mas de acreditar no bem máximo que é Deus.
Inscreva-se no canal do professor Guilherme Freire Youtube.