Você é daquelas pessoas que precisam ver para crer? A seguir, você vai conhecer a história de um milagre eucarístico presenciado por São Gregório Magno e uma mulher que não acreditava na presença real do Senhor na Eucaristia.
Veja também: Santo Tomás de Aquino e São Boaventura nos ensinam duas lindas orações para o momento de ação de graças.
São Gregório Magno e um milagre eucarístico diante da mulher incrédula
Certo dia, enquanto São Gregório Magno celebrava uma Missa, chegou para comungar uma mulher que havia oferecido o pão que consagrara na Missa. E, na hora que proferia as palavras “Que o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo guarde a tua alma para a vida eterna”, São Gregório percebeu que a mulher estava rindo. Colocando a hóstia sobre o altar, terminou a Missa. E depois, ali na frente de todo o povo, ordenou à mulher que dissesse por que razão – naquele momento que queria receber o Corpo do Senhor – havia rido insensatamente. Ela, após um tempo calada, disse: “Porque o senhor disse que o pão que eu fiz com as minhas mãos era o Corpo de Cristo”. Quando ouviu tal resposta, São Gregório ajoelhou-se com todo o povo diante do altar para orar ao Senhor e implorar-lhe que abrir os olhos da alma daquela pobre mulher: e então a hóstia consagrada se transformou em carne. E o Santo Padre, na presença de todos que ali estavam, por fim mostrou a verdade àquela mulher incrédula. E com este milagre ela passou a crer, e o povo confirmou a sua fé; e logo depois a hóstia voltou a ser a espécie de pão que era antes.
Você precisa ver para crer?
O episódio de Jesus Cristo com o incrédulo São Tomé nos ensina que há grande mérito para aqueles que acreditam sem ver. Nosso Senhor sabia que cada vez mais as pessoas exigiriam provas materiais para suprir a sua falta de fé. Do que você precisa para acreditar?
Referências:
SAN JOSÉ, Valentin de; PORTO MAURÍSIO, S. Leonardo de. A Divina Eucaristia & As Excelências da Santa Missa. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022.