A estupidez na hora dos estudos
Existe um tipo de estupidez na hora dos estudos cometido pelas pessoas mais fúteis, que não buscam o conhecimento para colocá-lo a serviço da humanidade, mas estudam por vaidade. Hoje vamos entender qual deve ser a prioridade de quem quer ter uma vida intelectual.
Veja também: Será que você tem vocação para os estudos?
Os encantos da publicidade
A publicidade tem como objetivo tornar algo ou alguém conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público. Na prática, nem sempre os instrumentos mais honestos são utilizados para essa aceitação e nem sempre fala-se mais dos melhores produtos ou pessoas, mas de quem paga mais.
O padre dominicano francês A. D. Sertillanges diz que “O encantamento da publicidade seduz apenas os espíritos fúteis”. Fazer propaganda de si mesmo e buscar essa aceitação por soberba é a característica mais marcante dos espíritos mais fúteis. Como não pensar na autopromoção que acontece nas redes sociais?
Pois bem, como assunto de hoje é a vida de estudos, precisamos entender que ninguém pode alcançar verdadeiros frutos intelectuais se estuda para se autopromover. Você conhece muita gente que faz isso?
A estupidez na hora dos estudos
Existem atitudes estúpidas que não podem nortear a nossa vida de estudos. Quais são as intenções que devem mover a pessoa que busca estudar? Hoje vamos meditar sobre o que não fazer na vida de estudos com A. D. Sertillanges.
A expectativa dos covardes
Sertillanges fala sobre o que conhecemos hoje como a lei do mínimo esforço: “Conquistar sem pagar o preço: eis a expectativa universal; mas esta é a expectativa dos corações acovardados e das mentes adoentadas”. Os covardes não evoluem porque afundam em sua zona de conforto, não aceitam os novos desafios e correm de tudo o que parece trabalhoso.
Em uma geração preguiçosa, destaca-se quem tem a coragem de sair do lugar e lutar. Você tem disposição? Se ainda não tem, peça a Deus na oração e comece a mudar sua postura hoje mesmo.
Inscreva-se no meu canal no Youtube.