Será que participar do Carnaval é pecado?
Sempre no período do Carnaval, muito católico se pergunta sobre o risco de pecar ao participar da festa. Será que participar do Carnaval é pecado? Bem, a resposta a essa pergunta envolve entender as origens da festa e o que provavelmente você terá acesso ao participar dela. Para nos ajudar na reflexão, vamos pensar com o professor Raphael Tonon.
Veja também: Palavras fortíssimas do padre Paulo Ricardo sobre o Rock in Rio e o orgulho dos porcos.
Consumir bebida alcoólica é pecado?
Objetivamente, consumir bebida alcoólica com moderação e responsabilidade não é pecado. Muitos homens de grande fé bebiam e alguns religiosos até fabricavam cerveja em mosteiros, por exemplo. Nas bodas de Caná, Jesus transformou a água em vinho, que era símbolo da alegria. Professor Raphel Tonon resolve a questão ao nos deixar claro que o problema não é consumir a bebida, mas ser consumido por ela.
Muita gente acaba perdendo o controle e se afunda no alcoolismo ao ponto de comprometer totalmente a saúde, os relacionamentos, a vida financeira e muitas outras realidades. No Carnaval e em tantos outros eventos, a oferta de álcool é abundante. Você é capaz de cair na folia sem cair nos excessos?
Por falar em excessos, a melhor maneira de ter uma vida que agrada a Deus é evitar as ocasiões de pecado. Santo Afonso Maria de Ligório nos pede para analisar friamente se convém ir a locais onde seremos extremamente tentados. Você se acha forte o suficiente para participar do Carnaval sem lançar um olhar de desejo, sem cair na embriaguez, na fofoca, na fornicação, na zombaria?
Um povo bárbaro
Se os bárbaros de antigamente se matavam entre si, hoje os bárbaros matam crianças no ventre de suas mães, matam idosos nos leitos de hospitais e se reúnem em orgias animalescas e agem como bestas. O professor constata: “Os bárbaros de ontem se matavam entre si. Os bárbaros de hoje querem aprovar a eutanásia, para matar os velhos; os bárbaros de hoje querem matar os bebês nos ventres de suas mães”.
Precisamos restaurar o que nos aproxima das virtudes, da santidade e de Deus. Precisamos abandonar a vida bestial e lutar para ter, já aqui na terra, traços de uma vida celestial.
Participar do Carnaval é pecado?
Será que participar do Carnaval é pecado? No programa Lente católica, o professor Raphael Tonon vai nos explicar como surgiu o Carnaval, festa pagã, mas que tem origem diretamente ligada ao cristianismo. Através de uma profunda reflexão, você estará livre para tirar suas próprias conclusões.
Inscreva-se no canal da Comunidade Católica Pantokrator no Youtube.