Você tem fé em Deus? Essa pergunta é na verdade uma provocação, já que muita gente dize ter fé em Deus, mas fica exigindo sinais e não se entrega a Ele totalmente. Quem tem fé em Deus busca conhecer e obedecer seus mandamentos, e sabe, mesmo no meio das tribulações que o Senhor cuida de tudo. Então eu te pergunto novamente: você tem fé em Deus?
Veja também: Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda.
Você tem fé em Deus?
Como nos ensina a carta aos Hebreus, a fé é a esperança naquilo que ainda não se vê. Se você cobra sinais e só confia no que pode ser provado pela ciência, você não tem fé. Padre Paulo Ricardo, em uma de suas recentes homilias nos ajuda a meditar sobre essa verdade:
“A fé exige de nós dizer sim a algo que não vemos, portanto, os sinais que Deus nos dá nunca serão uma demonstração inequívoca do que Ele quer nos ensinar. (…) A fé permanece sempre livre. Jesus te dá sinais do amor d’Ele, dá sinais de que, de fato, Ele se importa conosco e quer nos salvar, mas teremos sempre a liberdade de duvidar”.
Somos livres para amar ou duvidar
Se não houvesse liberdade, não haveria amor verdadeiro. Você gostaria de se casar com uma pessoa que é forçada a te amar? Pois bem, no matrimônio espiritual da nossa alma com Deus, nada pode ser forçado. Ele nos dá a liberdade de amar ou duvidar. Padre Paulo Ricardo completa:
“Toda fé verdadeira é um início de amor, ela já é uma espécie de confiança que diz sim a uma palavra cujo significado eu não estou vendo face a face. Mas eu digo: ‘já que sois Vós, Senhor, quem o dizeis, eu Vos amo, eu confio em Vós, por serdes Vós quem sois, sim, eu creio”.
Você é livre para amar ou duvidar. Diante dessa verdade, reflita sobre qual tem sido a sua escolha diante das opções que você tem vivido. Você crê em Deus ou inquieta-se com tudo?
Inscreva-se no canal do Padre Paulo Ricardo no Youtube.