Os Anjos são mensageiros e executores dos decretos divinos. Contar com o auxílio dessas criaturas, que têm como objetivo contribuir para a nossa salvação, é um grande consolo de Deus. A seguir você vai aprender uma belíssima oração de Santo Anselmo, Arcebispo de Cantuária, ao Anjo da Guarda.
Veja também: Santo Isidoro, o agricultor que tinha os anjos como companheiros de trabalho.
Santo Anselmo, o “Doutor Magnífico”
Como fundador da teologia escolástica, a tradição cristã atribuiu a Santo Anselmo o título de “Doutor Magnífico” porque foi magnífico seu desejo de aprofundar os mistérios divinos, através de três etapas: a fé, como dom gratuito de Deus; a experiência ou encarnação da Palavra na vida diária; e o conhecimento ou intuição contemplativa. De fato, Anselmo afirma: “Senhor, eu não tento penetrar na vossa profundeza, porque nem posso comparar meu intelecto com ela. Porém, queria entender, pelo menos até certo ponto, a vossa verdade, que meu coração acredita e ama. Eu não procuro entender para acreditar, mas acredito para entender”.
Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda
Ó espírito angélico, a cujos próvidos cuidados entregou-me Deus Nosso Senhor, rogo-vos que sempre queirais guardar-me e proteger-me, assistir e defender de todo assalto do demônio, quer eu esteja acordado, quer dormindo. Ó sim, assisti-me noite e dia e, a todo momento, sede sempre ao meu lado onde quer que eu me ache. Afastai para longe de mim todas as tentações de Satanás, e, do misericordiosíssimo Juiz e Senhor Nosso, que vos constituiu meu guarda e a vós me confiou, obtende-me por vossa intercessão a graça, que de todo desmerecem os meus atos, de permanecer imune de toda culpa em minha vida. E se por infelicidade eu me encaminhasse para a estrada do vício, fazei por reconduzir-me pela senda da virtude ao meu divino Redentor. Quando me virdes oprimido pelo peso das angústias, fazei-me experimentar a ajuda de Deus onipotente. Peço-vos também que me descubrais, se isto pode ser, o termo dos meus dias, e que não permitais que a minha alma, quando se desprender do corpo, seja aterrorizada pelos espíritos malignos, ou venha a ser objeto de escárnio para eles, ou deles seja presa desesperada. Não, não me abandoneis jamais, até que me tenhais conduzido ao céu, para gozar da vista do meu Criador, e ser eternamente feliz em companhia de todos os santos. Tal felicidade me seja dado atingir, mediante a vossa assistência e os merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Referências:
FERRETTI, Augusto. Os Santos Anjos da Guarda. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2022.
S. Anselmo, Arcebispo de Cantuária e Doutor da Igreja. VaticanNews. Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/04/21/s–anselmo–arcebispo-de-cantuaria-e-doutor-da-igreja.html>. Acesso em: 08 fev. 2023.