Clicky

Santo Isidoro, o agricultor que tinha os anjos como companheiros de trabalho - Altair Fonseca
Santo Isidoro
Belas Histórias

Santo Isidoro, o agricultor que tinha os anjos como companheiros de trabalho

Nascido em Madri, por volta de 1070, Isidoro torna-se santo rezando, trabalhando nos campos e partilhando os seus bens com os mais pobres. Um agricultor que,  junto com a sua esposa, a Beata Maria de la Cabeza, esperou com empenho no trabalho dos campos, colhendo pacientemente a recompensa celestial ainda mais do que os frutos terrestres, e foi um verdadeiro modelo de agricultor cristão.

Veja também: O Brasil terá um santo surfista? Conheça a linda história do Servo de Deus Guido Schäffer.

Santo Isidoro rogai por nós
Santo Isidoro, rogai por nós

Santo Isidoro é padroeiro dos trabalhadores, camponeses e agricultores, e de algumas cidades espanholas e italianas. A Igreja celebra a sua memória no dia 15 de maio. A seguir, você confere uma magnífica história envolvendo este trabalhador da terra, que mantinha sempre os olhos fixos no céu.

Santo Isidoro, o agricultor que tinha os anjos como companheiros de trabalho

O exemplo que segue é tirado da vida de Santo Isidoro, que foi um pobre agricultor das cercanias de Madri. Ele era tão pobre que nem terras tinha para cultivar. Por isso, para sustento seu e de sua filha, teve que trabalhar nas terras de um cidadão de Madri, chamado Juan de Vergas.

Ora, Isidoro se habituara a não pegar nos seus instrumentos de trabalho sem primeiro dirigir a Deus as suas orações. Para isso, levantava-se bem cedo e dirigia-se à igreja, principalmente à de Nossa Senhora de Arocha, para ouvir a Santa Missa e praticar suas devoções. Chegada a hora do trabalho, ia-se pontualmente para o campo.

Não faltou, entretanto, quem o acusasse de faltar com o seu dever empregando-se a rezar em vez de trabalhar. “É um rezador”, disseram ao patrão de Isidoro, “e passa a manhã a visitar igrejas…”.

O patrão, cheio de zelo, resolveu ir ao próprio local do trabalho bem cedinho. Pensava que assim no o encontraria, e teria bastas razões para castigá-lo com o merecido castigo. Levantou-se, pois, bem cedinho, e foi ao campo. Mas lá chegando, já lá estava Isidoro com os seus bois a dirigir o arado. Ficou admirado… Mas quem seriam os outros dois jovens dos outros arados? Dirigiu-se depressa ao encontro dos três, mas só encontrou Isidoro. Os outros dois haviam desaparecido. Interrogou-o sobre os seus companheiros de trabalho, mas Isidoro lhe respondeu: “Nunca chamei ninguém para me ajudar em meu serviço, a não ser o meu Deus, que sempre invoco, e que sempre prontamente me socorre”.

Maravilhado e compungido, voltou Juan para casa, contou o que vira aos seus, e não duvidou em afirmar-lhes que o seu empregado era um santo, e que os anjos, em prêmio de sua fé e sua piedade, o vinham ajudar no fatigante trabalho do campo.

Oração a Santo Isidoro

Querido Santo Isidoro, tu nos dá testemunho de que oração e trabalho são pilares de espiritualidade. Mostra-nos que a caridade advém também dessa experiência. Interceda para que tenhamos boas colheitas, interceda para que sejamos trabalhadores exemplares e pessoas generosas por excelência. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém. Santo Isidoro lavrador, rogai por nós!

Referências:

FERRETTI, Augusto. Os Santos Anjos da Guarda. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001