Existem dois tipos de pessoas: as que sentem inveja e as que provocam inveja. Qual delas você é?
O ser humano é frágil e pecador, e na sociedade atual que cada vez mais se preocupa com a vida alheia, o pecado da inveja tem se alastrado como uma verdadeira praga. Vamos meditar a seguir sobre essa realidade com a ajuda de bons sacerdotes.
Veja também: Músicas imundas, barulho e falta de paz? Dom Adair José Guimarães e Padre Adriano Zandoná falam sobre a força do silêncio.
O sucesso incomoda
Em uma de suas recentes homilias, Padre Adriano Zandoná, ao falar do desprezo que Jesus sofreu da parte dos habitantes da própria cidade, explicou que o sucesso incomoda. “Muita gente suporta até a sua fraqueza e te ajuda na sua queda, mas para suportar o seu sucesso a pessoa tem que te amar muito, tem que ser humilde e tem que ser madura. Porque nem todo mundo suporta o nosso sucesso. A pessoa está até bem com você, desde que você não seja melhor que ela, né?”, disse.
O sacerdote também ressaltou que a humildade é fundamental para que fiquemos em paz e reconheçamos os talentos dos outros. Zandoná disse: “Sejamos humildes! Reconheçamos o talento do outro, celebremos o talento do outro. É preciso humildade para celebrar o talento do outro. É preciso humildade para reconhecer o dom do outro. Não seja orgulhoso, orgulhosa. (…) Tem pessoas que são melhores que você e que eu, ponto”.
Uma pequena reflexão sobre a inveja com Padre Reginaldo Manzotti
Você já ouviu a história da serpente e o vagalume? No vídeo a seguir, Padre Reginaldo Manzotti te convida a refletir sobre o pecado da inveja, este sentimento tóxico que entristece o coração de Deus. Infelizmente, a qualquer momento, uma cobra pode cruzar o nosso caminho querendo ofuscar o nosso brilho. Ou, quantas vezes, nós não somos a cobra porque não aceitamos o brilho dos outros? Pense nisso e compartilhe essa história.
7 sinais de que alguém tem inveja de você
No vídeo a seguir, Padre Chrystian Shankar mostra 7 sinais de que alguém tem inveja de você. O sacerdote também te ajuda se proteger dos invejosos. Assista ao programa Alegria do Evangelho, da TV Evangelizar:
A inveja brota da comparação desnecessária, que leva alguém a ficar analisando o que o outro tem a mais, o que tem de melhor, enfim, a superioridade alheia em diversos pontos. A inveja tira a alegria e torna a vida do invejoso amarga, além de desejar o mal do invejado. É provável que todos nós já sentimos inveja em algum grau em nossas vidas. Pedimos a Deus que nos ajude a vencer este mal e que sejamos preservados de toda a destruição que ele causa.
Se a Igreja é o corpo místico de Cristo e cada um de nós somos membros dela, o dom e a alegria do irmão é também compartilhado comigo. Não sejamos mesquinhos, mas vivamos com alegria o sucesso dos que estão à nossa volta, sabendo que de alguma forma ele também nos beneficia. O momento da sua vitória, com esforço e fé, pela graça de Deus, também chegará. Acredite!
Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas reflitam e lutem contra este mal.