A música alta e a fuga do silêncio
Dom Adair José Guimarães, o corajoso Bispo de Formosa-GO, que incomoda a muitos por falar a verdade abertamente, explicou a atual situação da falta de silêncio na vida de muitos. As palavras a seguir foram ditas no programa Oração da Manhã:
“Quando nós vamos ouvir uma música, não precisa que as outras pessoas ouçam a música que nós estamos a ouvir, e sobretudo quando é uma música de mau gosto, triste, desolada, imunda. E quanto mais imunda a música, mais revela o teor que está no coração de quem a escuta. E o pior, essas almas tão pobres que precisam de Deus, elas gostam de se aparecer com aquilo que parece que satisfaz suas vidas. São pessoas dopadas pelo barulho, dopadas pela música imunda, dopadas pela gritaria, por tudo que desfavorece o crescimento interior”.
Dom Adair usa o exemplo da música alta que serve para revelar um padrão comportamental. Não só na música, mas em todas as coisas que interrompem o silêncio e a paz, as pessoas estão buscando desesperadamente fugir da sua essência. É no silêncio que nos deparamos com a nossa verdade e com Deus, o que pode parecer desagradável quando estamos viciados no prazer e no pecado.
Dom Adair ressaltou que o silêncio é fundamental para a reflexão e nos ajuda a ter contato com Deus:
“O barulho tira a nossa capacidade de pensar, de meditar, de refletir e de contemplar a nós mesmos nas necessidades que nós temos de maior integração espiritual com Deus”.
Sem silêncio não há sabedoria
Padre Adriano Zandoná, da Comunidade Canção Nova, fala de maneira inspirada sobre o silêncio tão necessário para a saúde mental e espiritual das pessoas. Assista:
Você faz silêncio? Parecemos viver em uma verdadeira ditadura do barulho, mas podemos romper com esse esquema destrutivo. A cada dia, busque o seu tempo com Deus, o seu espaço de paz, no seu lugar de silêncio, meditação e oração. Comece hoje mesmo e veja a transformação que isso causará na sua vida.
Inscreva-se no canal do Padre Adriano Zandoná no Youtube.
Inscreva-se no canal de Dom Adair José Guimarães no Youtube.