Nos momentos de sofrimento, você já pensou em deixar de rezar? Essa é a tentação que muitos passam nos momentos difíceis, quando deveria ser exatamente o contrário. É na hora da tribulação que devemos nos abandonar totalmente a Deus e entregar nossa vida a Ele.
Veja também: Na sua Paróquia tem mais obra ou mais oração? Dom Adair José Guimarães constata uma triste realidade.
A oração no sofrimento
Padre Overland, em uma de suas inspiradas homilias, falou sobre o mistério do sofrimento na vida dos cristãos, que precisam entender a quem querem seguir. Leiamos algumas palavras do sacerdote:
No sofrimento é quando você mais do que nunca necessita rezar. Quando você começa a sofrer é quando você precisa, mais do que nunca, se unir a Jesus para que a sua dor seja um sacrifício, isto é, um ofício sagrado, uma oferta sagrada feita a Deus. Porque se você abandona a oração no sofrimento o seu sofrimento não será um sacrifício, uma liturgia sagrada oferecida a Deus. Será o quê? Uma lamúria. Será o quê? Uma lamentação. (…) E sofrer por sofrer, sofremos todos. Sofrem os cristãos, sofrem os pagãos. Mas oferecer um sacrifício, um ofício sagrado, só os cristãos podemos oferecer.
Se todos vão sofrer, temos que fazer uma escolha: ou sofremos como cristãos, unindo-nos à cruz de Jesus e oferecemos este sofrimento por amor a Ele; ou nos entregamos a uma reclamação infrutífera e sofremos lamuriando como fazem os pagãos.
É somente pela graça de Deus
Falar sobre permanecer firme, mesmo no momento da dor, é fácil. Difícil, porém, é viver isso na pele e continuar louvando a Deus. Por nossas forças isso é impossível, mas pela graça de Deus tudo torna-se real. É Ele que nos sustenta na dor e nos faz até sentirmos alegria em meio aos tormentos inevitáveis da vida.
Compartilhe este conteúdo com quem precisa ter coragem diante das inevitáveis batalhas que todo cristão precisa travar durante a vida.