Ícone do site Altair Fonseca

A cidade onde os sinos falam! Você conhece este lugar em Minas Gerais?

São João del Rei Minas Gerais

São João del Rei Minas Gerais

Você sabe qual é a cidade de Minas Gerais conhecida por ser o lugar onde “os sinos falam”? São João del Rei, além de ter diversos pontos reconhecidos como patrimônio pelo IPHAN, tem um patrimônio invisível aos olhos que é a linda fé católica do seu povo. A seguir, conheça mais desta linda cidade mineira.

Veja também:

As três Igrejas a seguir são tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Igreja de São Francisco de Assis

Construída em 1749, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em substituição à primitiva capela, então em ruínas. Em 1774, foram contratados os serviços do mestre Francisco de Lima Cerqueira para executar a obra conforme o risco que lhe foi apresentado. A autoria do projeto original é de Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho), comprovada pelo risco existente no Museu da Inconfidência de Ouro Preto.  A igreja possui um magnífico interior e merecem especial destaque o conjunto de talhas da capela-mor, os seis altares da nave e os púlpitos, dentre outros, apresentando nítida influência da escola de Aleijadinho. As intervenções do mestre incluem uma imagem de São João Evangelista, localizada na sacristia. 

Igreja de São Francisco de Assis – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar)

 A Irmandade do Santíssimo Sacramento iniciou sua construção, em 1721, para substituir a primitiva Capela do Pilar, edificada no Morro da Forca e incendiada alguns anos antes, durante a Guerra dos Emboabas. Em 1732, vieram de Portugal ouro em folha, gesso, óleos e tintas destinadas à capela-mor, além dos dois painéis a Mesa do Senhor e O Senhor na Casa do Fariseu. O edifício é todo construído em alvenaria de pedra, dentro da linha neoclássica. Internamente, a nave é composta por magnífico conjunto de talha pintada e dourada, e seis altares constituídos por rica talha barroca. 

Catedral Nossa Senhora do Pilar – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

O forro da nave é cercado por ornamentação barroca em concheados e enrolamentos, onde se vê a representação da Virgem com o Menino, ambos coroados, envoltos por nuvens e querubins. A capela-mor é o ponto alto da igreja com decoração esculpida e dourada de grande riqueza. As paredes laterais são constituídas por duas grandes telas, vindas de Portugal em 1732, representando A Última Ceia e Jesus em Casa de Simão. Trata-se de obras de caráter erudito, executadas dentro do espírito barroco, com ricas molduras douradas e ladeadas por pilastras esculpidas, de onde saem figuras de anjos alados. 

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – Foto: Diocese de São João del Rei

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Igreja do Carmo)

A Igreja foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, entre 1732 e 1759. Os trabalhos de acabamento e ornamentação se estenderam até o início do século XIX. As obras de pintura do forro da capela-mor foram ajustadas em 1759, com o mestre Estevão de Andrade Silva, e as do forro do corpo com o mestre Braz da Costa. O entalhador Manuel Roiz Coelho arrematou as obras do retábulo, camarins, trono e púlpitos, entre 1768 e 1773. O mestre Francisco de Lima Cerqueira executou obras que se estenderam até 1816. 

Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Vale a pena também conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora das Mercês e participar das profundas celebrações durante a Semana Santa, entre outras datas importantes.

Especial São João del Rei

No magnífico especial a seguir, confira a história da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais, e também de suas lindas celebrações durante a Semana Santa. A produção da TV Aparecida capta a fé e a devoção do povo, além da beleza e espiritualidade das celebrações e a riqueza histórica das igrejas. Assista:

Especial São João del Rei

Referências:

IPHAN. Monumentos e Espaços Públicos Tombados – São João del Rei (MG). Portal IPHAN. Brasil, 2023. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1498/>. Acesso em: 14 jan. 2023.

Atrativos de São João del-Rei. Turismo de Minas. Brasil, 2019. Disponível em: <https://turismodeminas.com.br/cidades/sao-joao-del-rei/>. Acesso em: 14 jan. 2023.

Sair da versão mobile