Clicky

A cidade onde os sinos falam! Você conhece este lugar em Minas Gerais? - Altair Fonseca
São João del Rei Minas Gerais
Igrejas, construções e imagens católicas / Vídeos

A cidade onde os sinos falam! Você conhece este lugar em Minas Gerais?

Você sabe qual é a cidade de Minas Gerais conhecida por ser o lugar onde “os sinos falam”? São João del Rei, além de ter diversos pontos reconhecidos como patrimônio pelo IPHAN, tem um patrimônio invisível aos olhos que é a linda fé católica do seu povo. A seguir, conheça mais desta linda cidade mineira.

Veja também:

As três Igrejas a seguir são tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Igreja de São Francisco de Assis

Construída em 1749, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em substituição à primitiva capela, então em ruínas. Em 1774, foram contratados os serviços do mestre Francisco de Lima Cerqueira para executar a obra conforme o risco que lhe foi apresentado. A autoria do projeto original é de Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho), comprovada pelo risco existente no Museu da Inconfidência de Ouro Preto.  A igreja possui um magnífico interior e merecem especial destaque o conjunto de talhas da capela-mor, os seis altares da nave e os púlpitos, dentre outros, apresentando nítida influência da escola de Aleijadinho. As intervenções do mestre incluem uma imagem de São João Evangelista, localizada na sacristia. 

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar)

 A Irmandade do Santíssimo Sacramento iniciou sua construção, em 1721, para substituir a primitiva Capela do Pilar, edificada no Morro da Forca e incendiada alguns anos antes, durante a Guerra dos Emboabas. Em 1732, vieram de Portugal ouro em folha, gesso, óleos e tintas destinadas à capela-mor, além dos dois painéis a Mesa do Senhor e O Senhor na Casa do Fariseu. O edifício é todo construído em alvenaria de pedra, dentro da linha neoclássica. Internamente, a nave é composta por magnífico conjunto de talha pintada e dourada, e seis altares constituídos por rica talha barroca. 

Catedral Nossa Senhora do Pilar
Catedral Nossa Senhora do Pilar – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

O forro da nave é cercado por ornamentação barroca em concheados e enrolamentos, onde se vê a representação da Virgem com o Menino, ambos coroados, envoltos por nuvens e querubins. A capela-mor é o ponto alto da igreja com decoração esculpida e dourada de grande riqueza. As paredes laterais são constituídas por duas grandes telas, vindas de Portugal em 1732, representando A Última Ceia e Jesus em Casa de Simão. Trata-se de obras de caráter erudito, executadas dentro do espírito barroco, com ricas molduras douradas e ladeadas por pilastras esculpidas, de onde saem figuras de anjos alados. 

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – Foto: Diocese de São João del Rei

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Igreja do Carmo)

A Igreja foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, entre 1732 e 1759. Os trabalhos de acabamento e ornamentação se estenderam até o início do século XIX. As obras de pintura do forro da capela-mor foram ajustadas em 1759, com o mestre Estevão de Andrade Silva, e as do forro do corpo com o mestre Braz da Costa. O entalhador Manuel Roiz Coelho arrematou as obras do retábulo, camarins, trono e púlpitos, entre 1768 e 1773. O mestre Francisco de Lima Cerqueira executou obras que se estenderam até 1816. 

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Vale a pena também conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora das Mercês e participar das profundas celebrações durante a Semana Santa, entre outras datas importantes.

Especial São João del Rei

No magnífico especial a seguir, confira a história da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais, e também de suas lindas celebrações durante a Semana Santa. A produção da TV Aparecida capta a fé e a devoção do povo, além da beleza e espiritualidade das celebrações e a riqueza histórica das igrejas. Assista:

Especial São João del Rei

Referências:

IPHAN. Monumentos e Espaços Públicos Tombados – São João del Rei (MG). Portal IPHAN. Brasil, 2023. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1498/>. Acesso em: 14 jan. 2023.

Atrativos de São João del-Rei. Turismo de Minas. Brasil, 2019. Disponível em: <https://turismodeminas.com.br/cidades/sao-joao-del-rei/>. Acesso em: 14 jan. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001