Ícone do site Altair Fonseca

Na oração, é melhor pedir coisas pequenas ou grandes? 

Ousadia na oração

Ousadia na oração

Como anda a sua vida de oração? Você tem se beneficiado de tudo aquilo que Deus te prometeu? Será que na oração é melhor pedir coisas pequenas ou grandes? As respostas para essas perguntas podem mostrar que você está perdendo uma grande oportunidade. Vamos meditar sobre isso?

Veja também:

Precisamos ter vida de oração

Precisamos rezar sempre e em todo lugar, já que ninguém se salva sem o auxílio do Senhor. Ele mesmo nos diz: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta” (Mt 7, 7-8).

Deus dará coisas boas aos seus filhos (cf. Mt 7, 11). Coisas boas e não necessariamente coisas fáceis e cômodas. Afinal, Ele é bom Pai e deseja o nosso crescimento integral. Você tem buscado essa proximidade com o Pai através da oração diária?

Pedi e recebereis

Na oração, é melhor pedir coisas pequenas ou grandes? 

Nosso Senhor é rico em misericórdia para nos atender, mesmo apesar de nossos pecados. Nosso Senhor é rico de bens e dons porque é o criador de todas as coisas e é generoso para distribuir a quem pede. Podemos pedir coisas grandes, e quanto maiores forem os pedidos, maior a generosidade do Senhor. Aliás, Ele sabe do que precisamos e dá para quem sabe pedir como convém.

Vamos meditar juntos sobre isso no vídeo a seguir, que faz parte da série A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório, no meu canal.

Na oração, é melhor pedir coisas pequenas ou grandes? – Série A Oração #30

3 conselhos básicos para a vida de oração

Um sacerdote católico ofereceu três conselhos básicos dirigidos a todas as pessoas que desejam rezar, mas não sabem como fazer:

1. Rezar sempre

Pe. Donato Jiménez indicou ao Grupo ACI que “devemos rezar sempre, sem descanso, porque é manter a relação de amizade e de filhos com Deus. Então podemos rezar em qualquer lugar”.

Ele explicou que a oração é a forma do cristão dirigir-se a Deus, para estabelecer uma relação pessoal de amizade com Ele. Acrescentou que esta relação reflete a atitude de piedade que todo ser humano tem e também é uma maneira de recordar que somos filhos de um Pai amoroso e cheio de misericórdia que sempre cuida de todos.

2. O “Pai Nosso” é a melhor oração

Segundo Pe. Jiménez, o Evangelho conta que Jesus Cristo se retirava muitas vezes para rezar sozinho ou acompanhado e que a melhor oração que ensinou aos seus discípulos foi o “Pai Nosso”, porque inclui pedidos humanos e mostra como servir ao Senhor.

Destacou também que outras formas de rezar são “pedindo a Deus uma graça, como dizia Santa Teresa, mas, sobretudo como o Senhor nos ensinou, dizendo: ‘Pai nosso que está nos céus’, etc. Esta é a melhor maneira de rezar para o cristão”.

3. Recorra também às devoções pessoais

Pe. Jiménez indicou que “a Igreja tem a oração oficial que é a litúrgica, que é pública, mas nós temos mil maneiras de oração privada, particular, cada um segundo as suas necessidades, devoções, nível de espiritualidade ou sensibilidade. De qualquer maneira, o Pai Nosso sempre fará parte da nossa oração, como Jesus nos ensinou”.

Orar é estar em união com Jesus

Referências:

VÊNETO, Francisco. Demônio e queima de igrejas: exorcista diz que haverá “perseguição generalizada”. Aleteia. Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.acidigital.com/noticias/um-breve-guia-para-saber-como-rezar-71276>. Acesso em: 13 set. 2022.

Sair da versão mobile