Ícone do site Altair Fonseca

Você tem medo de não se salvar? Algumas informações importantes sobre a salvação

Para quem tem medo de não se salvar

Para quem tem medo de não se salvar

Se você tem medo de não se salvar, um medo paralisante, que quase te dá uma certeza de condenação, uma culpa sufocante, precisa entender um pouco mais sobre o plano de Deus. Em Seu infinito amor, o Senhor revelou para nós um caminho possível, no qual Ele mesmo caminha conosco dando todo o auxílio necessário. Cair no desespero é a atitude dos soberbos, que querem alcançar a salvação pelos próprios esforços, sem pedir ajuda a Deus na oração, o que seria impossível.

Veja também:

Você tem medo de não se salvar?

Sabemos que a porta é estreita e que Jesus veio levar a lei à perfeição. Olhando atentamente todos os ensinamentos do Senhor, pode parecer ao primeiro contato que a salvação é uma tarefa impossível. Sim, impossível para os homens, mas para Deus, nada é impossível. O medo sobre a salvação toma conta das nossas vidas quando deixamos de ouvir a voz de Deus e somos levados pelas preocupações humanas, meramente carnais. É tempo de voltar o nosso olhar para o que realmente importa.

Incentivo ao caminho da salvação

O início da Segunda Carta de São Pedro (2Pd 1,1-11) nos serve como ótimo ponto de partida para a nossa meditação sobre a salvação:

“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco receberam a mesma fé, na justiça que vem de nosso Deus e salvador Jesus Cristo. Graça e paz vos sejam concedidas abundantemente, porque conheceis Deus e Jesus, nosso Senhor. O seu divino poder nos deu tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que, pela sua própria glória e virtude, nos chamou. Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo. Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno, a caridade. Se estas virtudes existirem e crescerem em vós, não vos deixarão vazios e estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas quem delas carece é um míope, um cego: esqueceu-se da purificação de seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. Desta maneira vos será largamente proporcionado o acesso ao reino eterno de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”.

Não somos vazios se estamos em Cristo

Podemos ser participantes da natureza divina e todas as promessas que o Senhor fez para nós são grandiosas. Para participarmos de todas essas graças, precisamos nos esforçar pela obediência a Deus e prática das virtudes. Se queremos priorizar apenas as nossas vontades, somos vazios e estéreis; se permitimos Jesus Cristo seja o Senhor de nossas vidas, tudo passa a ser orientado para o Reino dos Céus. Precisamos ter o temor de Deus sempre, e se estamos buscando de verdade a salvação, passamos também a ter mais confiança e menos medos infundados.

A falta de paz nunca vem de Deus

Sabe aquela inquietação, uma falta de paz, um medo de ir para o inferno? Sim, somos miseráveis e pecadores, mas o desespero nunca vem de Deus. Para quem se preocupa de maneira exagerada a ponto de travar, Santo Afonso fala de maneira bem clara e eu fiz um vídeo sobre isso. Assista:

Você fica com medo de não se salvar? – Série A Oração #28

Do que devemos ter medo?

Mons. Charles Pope nos ensina a ter medo do que realmente ameaça a nossa salvação:

Eis uma coisa apropriada a se temer: o pecado e o que ele faz conosco, individual e coletivamente. Por enquanto, Deus nos envia profetas, graças, sacramentos, a sua Palavra e outros avisos, quando a sua voz ecoa em nossas consciências. Chegará o dia em que a pergunta será feita: “Você quer meu reino e seus valores, ou não?” Sim, este é um medo adequado: a proximidade do dia de nosso julgamento. Prepare-se para encontrar seu Deus, ó pecador.

Eis uma coisa apropriada a se temer: o pecado e o que ele faz conosco.

Muitos não prestam atenção nisso. Correm para os negócios e vivem despreocupados sobre onde passarão a eternidade. Temem perder a saúde, a ruína financeira e o envelhecimento, coisas sobre as quais o Senhor diz: “Não temas”. Preocupam-se com seus corpos, mas não com suas almas. E deixam de temer a única coisa que deveriam: a proximidade do dia do juízo”.

O que Deus quer de nós?

Alcançaremos a paz verdadeira quando entendermos de fato o que Deus quer de nós e acreditarmos na Sua bondade e no Seu amor por nós. Santo Afonso Maria de Ligório nos fala exatamente sobre isso.

Deus não quer senão o que é melhor para nós, isto é, a nossa santificação. Procuremos, pois, conservar a nossa vontade em repouso, unindo-a sempre à vontade de Deus, tranquilizemos igualmente o nosso espírito pelo pensamento que tudo o que Deus faz é melhor para nós. Quem não fizer assim, nunca achará a verdadeira paz”.

E Santo Afonso continua nos orientando:

“Numa palavra, sejamos solícitos para obedecermos a Deus em tudo o que Ele nos manda ou aconselha, e depois entreguemos-Lhe o cuidado da nossa salvação. Ele se lembrará de nos dispensar todos os meios que nos sejam necessários; porquanto o que põe em Deus toda a sua esperança, está certo da proteção divina. “Eu te livrarei”, assim fala o Senhor pela boca de Jeremias, ‘e não serás entregue nas mãos dos homens que temes; salvarás a tua alma, porque tiveste confiança em mim: Erit tibi anima tua in salutem, quia in me habuisti fiduciam’ (Jr 39, 18)”.

Deus sempre quer o melhor para nós

Oração para fazer a vontade de Deus (Santo Afonso Maria de Ligório)

Ó Deus da minha alma, aceitai o sacrifício de toda a minha vontade e de toda minha liberdade. Reconheço que merecia que me virásseis as costas e rejeitásseis esta minha oferta, porque tantas vezes Vos tenho sido infiel; ouço, porém, que ainda mandais que Vos ame de todo o meu coração; por isso estou certo que o aceitais. Entrego tudo à vossa vontade. Fazei-me saber o que de mim desejais, que estou disposto a cumpri-lo. Fazei que Vos ame, e depois disponde de mim e de tudo o que é meu, segundo a vossa vontade. Eis que estou nas vossas mãos; fazei o que julgardes mais útil à minha eterna salvação; porque protesto que só a Vós quero e nada mais. — Ó Mãe de Deus, Maria, obtende-me a santa perseverança. Amém.

Referências:

ILITURGIA. Ofício das Leituras. CNBB. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.iliturgia.com.br/>. Acesso em: 21 nov. 2022.

POPE, Mons. Charles. Medo certo, medo errado. Padrepauloricardo. Cuiabá, 2020. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/medo-certo-medo-errado>. Acesso em: 21 nov. 2022.

LIGÓRIO, Afonso Maria de. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo III: Desde a Décima Segunda Semana depois de Pentecostes até o fim do ano eclesiástico. Friburgo: Herder & Cia, 1922.

Sair da versão mobile