A vida espiritual é dinâmica e precisa ser constante, já que os inimigos da alma (o mundo, a nossa carne e o demônio) nunca deixam de nos ameaçar. É por isso que quem fica estagnado e não busca evoluir, começa rapidamente a regredir até cair na tibieza e nos mais variados pecados.
Veja também:
Na vida espiritual, quem não avança, recua
O grande Santo Agostinho, Doutor da Igreja, sabe sobre o que está falando quando nos orienta a não abandonarmos o caminho espiritual. Homem que experimentou uma vida desregrada e foi escravo da carne, sabe que sem a graça de Deus ninguém é capaz de perseverar.
Quem não avança, regride
Baseando-se nos ensinamentos de Santo Agostinho, Padre Adriano Zandoná fez uma bela reflexão e trouxe a aplicação prática dessas verdades na nossa vida. Com seu jeito didático e caridoso, o sacerdote, que também viveu nos vícios no passado, sabe como tocar os corações e aquecer os que estão mornos.
É preciso amar
Sem amar, ninguém consegue de fato agradar a Deus. Aliás, o sinal mais claro de que alguém está evoluindo espiritualmente é a capacidade de amar e sacrificar-se por Deus e pelo próximo. Vale ressaltar que ninguém é capaz de amar verdadeiramente por um simples esforço próprio, sem o auxílio da graça de Deus.
Se você acha que este conteúdo pode contribuir para a vida espiritual de mais pessoas, compartilhe!