Hoje você vai conhecer uma comovente história envolvendo a fé corajosa de um padre sul-coreano. Ele foi espancado até cair, mas sua única preocupação com as forças que lhe restavam, era proteger o mais valioso: Jesus Cristo na Eucaristia. O registro fotográfico do momento foi feito por um dos presentes na celebração, instantes após o ataque, na aldeia de Gangjeong.
Veja também:
- É pecado praticar jogos de azar, como apostas, bingos e outros? Descubra a sábia resposta da Igreja.
Depois de espancado, a preocupação de um sacerdote com a Eucaristia, comove e anima
A seguir, você vai conhecer uma história real e comovente, que anima a todos os cristãos que sentem-se oprimidos e perseguidos por causa da sua fé.
O testemunho do Padre Bartholomew Mun Jung-hyun
No dia 8 de agosto de 2012, como relatado pela agência UCAnews, o sacerdote Bartholomew Mun Jung-hyun celebrava a Santa Missa às portas de uma polêmica base naval que estava sendo construída pelo governo na região. A obra causaria um impacto ambiental devastador para as populações locais.
Padre Bartholomew celebrava com os cidadãos que protestavam contra a controversa obra e estava distribuindo a Eucaristia quando a polícia chegou com truculência e começou a espancar os fiéis, e também o sacerdote, que caiu no chão.
Um pedido de desculpas formal foi exigido pela diocese de Jeju, pois os participantes da Missa informaram que um dos policiais chegou a pisotear as hóstias que caíram no chão. A polícia negou o fato.
Muito além do ocorrido, da brutalidade dos policiais e do protesto, o que chama a atenção é o gesto humilde do padre que, pisoteado e dolorido, não pensou em si mesmo, mas em seu Senhor, e é isso que toca o coração.
Esta imagem nos ensina mais sobre o sacerdócio que mil tratados de teologia ou ideologias atuais, que colocam o ser humano no centro, esquecendo-se de amar a Deus sobre todas as coisas.
Uma Igreja cega pelo materialismo
Atualmente percebemos uma Igreja cega pelo materialismo, preocupada apenas com as necessidades corporais do ser humano, esquecendo-se completamente das necessidades espirituais. Quando isso acontece, há muitas palavras bonitas, mas também um grande relaxamento moral, fruto de uma despreocupação com o que agrada a Deus. Se a vontade humana é a principal preocupação, obviamente, essa Igreja cega já tirou Deus do centro há muito tempo. O alerta do sacerdote sul-coreano deve nos fazer acordar para o que é prioridade.
Diante das perseguições, a graça de Deus sempre nos sustentará e a promessa do Senhor nos garante a vitória: “Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10, 22).
Referências:
- ALVAREZ, Inma. Ele foi espancado até cair, mas sua única preocupação era proteger a Eucaristia. Aleteia. Brasil, 2017. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2017/03/06/ele-foi-espancado-ate-cair-mas-sua-unica-preocupacao-era-proteger-a-eucaristia/>. Acesso em: 16 nov. 2022.
- CHOI, John. Activist priest begins Lenten prayer. UCAnews. Coréia, 2011. Disponível em: <https://www.ucanews.com/news/activist-priest-begins-lenten-prayer/7174>. Acesso em: 16 nov. 2022.