Qual é a importância do que os outros pensam para a sua vida? Santo Tomás de Aquino mostra até que ponto isso tem alguma relevância
Qual é a importância do que os outros pensam para a sua vida? O que descobrir a opinião alheia pode trazer de benefício para você? Essas perguntas são propícias porque vivemos um tempo de exagerada curiosidade e preocupação vã em saber mais da vida do outro, seus pensamentos, opiniões e ações. Será que isso traz algum benefício?
Veja também:
Qual é a importância do que os outros pensam?
Santo Tomás de Aquino, em um de seus inspirados ensinamentos nos fala sobre a importância do que os outros pensam e que tipo de benefício isso pode trazer:
“Não corresponde certamente à perfeição do meu entendimento saber o que pensas ou o que queres, mas o que há realmente de verdade naquilo que dizes, isto é, saber o que na realidade se deve pensar e querer a respeito. Saber que outras pessoas pensam ou querem tal coisa, ou saber aquilo que pensam ou querem, de si em nada contribui para aumentar ou aperfeiçoar nosso entendimento, a não ser que ao saber dessas coisas possamos deduzir e concluir sobre aquilo que na realidade devemos pensar ou querer. Isso só sucede de modo absoluto em nosso relacionamento com Deus, cujo entendimento e vontade devem ser norma, regra e medida de nosso pensar e querer. Sucede o mesmo em algum grau com relação a certos homens de valor, que, pelas condições particulares de seu saber e querer, nos proporcionam, de certo modo, exemplo e modelo de procedimento”.1
Refletindo sobre o magnífico ensinamento de Santo Tomás de Aquino, percebemos que:
1 – Os pensamentos e opiniões dos outros só são úteis quando nos ajudam a pensar e querer o que é bom e útil.
2 – Invariavelmente, sempre será bom e útil aquilo que Deus quer para nós, sendo sempre necessário buscarmos essa ligação com o Senhor através de uma vida de oração constante.
3 – Há benefício em ter contato com a opinião e ensinamentos de pessoas virtuosas que deixaram contribuições de valor, como por exemplo o próprio Santo Tomás, outros santos e pessoas de boa vontade que nos levam a Deus.
Referências:
- MACINTYRE, Archibald Joseph. Os Santos Anjos e a Hierarquia Celeste. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2022.