Você sabe o que é um dogma? Entender palavras que são importantes para a aplicação na vivência da nossa fé é fundamental. Se você sente que há um desencontro de informações e que muitas pessoas dizem coisas incoerentes dentro da Igreja, nada mais seguro do que buscar a resposta no Magistério da Igreja, que é a fonte mais segura, pois baseia-se no próprio Cristo.
O que é um dogma?
No parágrafo 89, o Catecismo da Igreja Católica mostra a importância da obediência aos dogmas:
“Existe uma ligação orgânica entre a nossa vida espiritual e os dogmas. Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé: iluminam-no e tornam-no seguro. Por outro lado, se a nossa vida for reta, a nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé (Cf. Jo 8, 31-32.)”.
No livro Os Santos Anjos e a Hierarquia Celeste, Archibald Joseph Macintyre, nos ajuda a termos o conceito de dogma mais claro:
“(…) Dogma é uma verdade de fé, revelada por Deus e proclamada pelo Magistério da Igreja, e que deve ser afirmada e aceita pelos cristãos católicos em sua profissão de fé”.
“(…) para que uma verdade se constitua dogma, é necessário: a) que tal verdade seja revelada por Deus, ou garantida pela autoridade divina; b) que seja proposta pela Igreja à nossa crença, quer por uma proclamação solene, quer pelo ensino comum e universal. Essas verdades ou dogmas são também denominadas verdades de fé católica ou artigos de fé.2
Referências:
- Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.
- MACINTYRE, Archibald Joseph. Os Santos Anjos e a Hierarquia Celeste. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2022.