Quando a gula se torna pecado grave? Essa pergunta torna-se cada vez mais importante porque vivemos tempos que possibilitam esse pecado em níveis cada vez maiores. Isso porque, mesmo que haja pobreza e miséria, também há a facilidade de torrar todo o salário em um mercado e comprar um excesso de guloseimas desnecessárias. Quem já comeu até sentir-se totalmente cheio e passar mal, sabe muito bem do que estou falando.
Veja também:
Quando a gula se torna pecado grave?
Existe um ponto crítico onde a gula deixa de ser um pecado venial e torna-se grave. Quando isso acontece? No vídeo a seguir, Padre Leonardo responde essa e outras perguntas importantes de maneira bem objetiva.
Um corpo pesado debilita o espírito
Um corpo pesado debilita o espírito. Santo Agostinho dizia que temia não a impureza da comida, mas a do apetite. Ele escreve uma página sábia sobre isso: “Vós me ensinastes a ingerir os alimentos como se tratasse de remédios”. Santa Catarina de Sena dizia que “o estômago cheio prejudica a mente”. E Santo Ambrósio afirmava: “Aquele que submete o seu próprio corpo e governa sua alma, sem se deixar submergir pelas paixões, é seu próprio senhor: pode ser chamado rei, porque é capaz de reger a sua própria pessoa”.
A vitória contra o mal passa pelo domínio de si mesmo, que permite uma entrega total da vida a Deus em todas as suas atividades. Só podemos vencer a gula e outras paixões da carne com o auxílio do Senhor, que pedimos na oração. Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe!
Referências:
AQUINO, Professor Felipe. O pecado da gula. Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-pecado-da-gula/>. Acesso em: 28 set. 2022.