A eleição italiana pode mudar a Europa? Comentários do professor Guilherme Freire
O que pode representar um governo chamado de extrema direita liderado por Giorgia Meloni? A jornalista italiana tem posições controversas que levaram a mídia tradicional a atacá-la antes mesmo do início de sua gestão. Mas quais são essas posições e que consequências podem trazer para o mundo?
Veja também:
O que representa a vitória de Giorgia Meloni na Itália?
O lema de Giorgia Meloni é “Deus, pátria e família” e suas prioridades são fechar as fronteiras para proteger a Itália da “islamização” e renegociar os tratados europeus para que Roma recupere o controle de seu próprio destino. Outra prioridade da líder italiana é lutar contra o lobby LGBTQIA+ que tem interferido na educação das crianças através de uma verdadeira doutrinação, e não numa luta sadia por direitos. Outra prioridade é vencer o “inverno demográfico”, que é o envelhecimento de sua população, em um dos países com mais idosos do mundo.
No vídeo a seguir, o professor Guilherme Freire faz comentários pertinentes sobre a eleição da líder de direita e sobre o que ela representa para o mundo. Além disso, o professor fala da importância da Itália para o mundo.
Sua juventude, tenacidade e a linguagem direta conquistaram as redes. Seu discurso ficou famoso em 2019, quando ela se definiu: “Sou Giorgia. Sou mulher, sou mãe, sou italiana, sou cristã”. Zelosa com sua vida privada, é mãe de uma filha nascida em 2006 e vive separada do pai da criança, um jornalista da televisão.
A eleição de líderes de direita ao redor do mundo parece refletir o exagero no avanço de pautas que destroem os valores fundamentais sobre os quais foram fundadas as civilizações. Quando religião e família são o alvo a ser destruído, toda a sociedade desmorona e em alguns lugares é possível entender que a população entendeu o recado. Cabe ao povo ter discernimento para não apoiar movimentos violentos e ditatoriais de direita.
A verdadeira paz não humilha os oponentes
Rezar por aqueles que não pensam como nós e também rezar para que o Espírito Santo ilumine as trevas da nossa mente em tudo aquilo que ainda não entendemos corretamente. Só Deus é bom e só Ele tem todas as respostas que nós desconhecemos. É por isso que nunca devemos agir como donos da verdade, causando conflitos, mas nos submetendo àquilo que o Senhor nos revelou por Jesus Cristo e Sua Igreja.
Referências:
Giorgia Meloni: saiba quem é a líder da direita que deve se tornar a primeira mulher a governar a Itália. Jovem Pan. Brasil, 2022. Disponível em: <https://jovempan.com.br/noticias/mundo/giorgia-meloni-saiba-quem-e-a-lider-pos-fascista-que-deve-se-tornar-a-primeira-mulher-a-governar-a-italia.html>. Acesso em: 26 set. 2022.