Quando o pecado é mortal? Se você tem dúvidas sobre quando uma falta é grave e torna necessária o Sacramento da Confissão, saiba que não está só. Perguntas sobre este assunto são enviadas a muitos padres em todo o Brasil e hoje você verá a resposta de um deles em seu canal no Youtube.
Veja também:
O que é o pecado?
Antes de tudo, precisamos entender que o pecado é uma ação contrária ao amor de Deus praticada quando o ser humano faz mal uso de sua liberdade. A melhor definição para o pecado está no Catecismo da Igreja Católica:
Existe uma grande variedade de pecados e, apesar de todos serem uma ofensa a Deus, estão separados em diferentes graus. A Sagrada Escritura traz várias listas e descrições. Por exemplo, São Paulo na Carta aos Gálatas diz que: “as obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni, os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus” (5,1 9-21).
A diferença entre pecado mortal e venial
O pecado, conforme sua gravidade, pode ser dividido em pecado mortal ou pecado venial. Por pecado venial entende-se aquele ato que não separa o homem totalmente de Deus, mas que fere essa comunhão. Já o pecado mortal, por sua vez, atenta gravemente contra o amor de Deus, desviando o ser humano de sua finalidade última e da bem-aventurança. Ensina o Catecismo:
“O pecado mortal requer pleno conhecimento e pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus. Envolve também um consentimento suficientemente deliberado para ser uma escolha pessoal. A ignorância afetada e o endurecimento do coração não diminuem, antes aumentam, o caráter voluntário do pecado.” (Catecismo da Igreja Católica, 1859).
Quando o pecado é mortal?
Você já se perguntou: “Quando um pecado se torna grave?” Existem três requisitos para que isso aconteça e padre Leonardo explica no vídeo a seguir com exemplos práticos. Para que tudo fique ainda mais claro, com muita coragem, o sacerdote aponta a gravidade que há em assistir novelas, BBB e conteúdos similares.
Referências:
Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.
O que é um pecado mortal? Padrepauloricardo. Cuiabá, 2012. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/o-que-e-um-pecado-mortal>. Acesso em: 05 ago. 2022.