Um colégio “católico” do Rio de Janeiro decidiu utilizar um livro infantil escandaloso, que vai frontalmente contra os ensinamentos da Igreja, para crianças do 5º ano. A denúncia dos pais chegou a influenciadores católicos que divulgaram o abuso, gerando uma justa pressão no colégio, que voltou atrás em sua decisão. A retirada do livro por pressão, mas sem o entendimento e arrependimento, é o suficiente?
Entenda o caso
Entenda por qual motivo o livro é escandaloso e gerou a revolta de pais católicos com o colégio que deveria preservar os valores cristãos. Visite este conteúdo e saiba mais: Escândalo em colégio católico – conheça o tipo de livro que estão empurrando em nossas crianças.
A resposta do colégio sobre o livro infantil escandaloso
Recentemente, o Centro Dom Bosco recebeu denúncias de mães do colégio Notre Dame de Ipanema sobre a inclusão de ideologia de gênero em um material recomendado para crianças do 5º ano. Após a divulgação do impressionante teor do livro, o colégio emitiu uma nota de esclarecimento. A posição do colégio foi suficiente? No vídeo a seguir, confira o comentário sobre a nota:
O papel da Igreja na educação
A Igreja tem orientações claras para a educação nas instituições de estudo católicas. Perceber a infiltração das ideologias até mesmo no ambiente que deveria ensinar e vida em Cristo, deve causar indignação e reação dos pais. Oremos, tenhamos discernimento, e busquemos conhecer o que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana ensina.
“Portanto, a Igreja é obrigada a dar, como mãe, a estes seus filhos aquela educação, mercê da qual toda a sua vida seja imbuída do espírito de Cristo. Neste sentido, a educação que a Igreja busca é a evangelização e o cuidado pelo crescimento de quem já está caminhando rumo à plenitude da vida de Cristo. Entretanto, a proposta educativa da Igreja não se dirige apenas a seus filhos, mas colabora com “todos os povos na promoção da perfeição integral da pessoa humana, no bem da sociedade terrestre e na edificação dum mundo configurado mais humanamente. A evangelização e a promoção humana integral estão entrelaçadas na tarefa educativa da Igreja. De fato, esta “procura dar não só a maturidade da pessoa humana, mas tende principalmente a fazer com que os batizados, enquanto são introduzidos gradualmente no conhecimento do mistério da salvação, se tornem cada vez mais conscientes do dom da fé”.1
Referências:
- CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. A identidade da escola católica para uma cultura do diálogo. Cidade do Vaticano, 2022. Disponível em <https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20220125_istruzione-identita-scuola-cattolica_po.html>. Acesso em: 01 set. 2022.