A opinião de Jordan Peterson sobre o aborto parece um pouco fora do que temos ouvido por aí, seja do lado de quem apoia, seja do lado de quem rejeita. O psicólogo canadense, sem diretamente citar a religião, aponta os caminhos que a Igreja Católica sempre defendeu. Mas por que a opinião deste homem é importante e quem é ele? É o que vamos descobrir a seguir.
Quem é Jordan Peterson?
Jordan Peterson é um psicólogo clínico canadense professor de psicologia da Universidade de Toronto, defensor da liberdade de expressão. Ele também é um crítico do atual coletivismo autoritário que tem se alastrado com as ideologias. Suas ideias “controversas” estão alcançando uma enorme abrangência em todo o mundo.
“Jordan Peterson é o mais importante e influente pensador canadense desde Marshall McLuhan. Sua fama e impacto internacional continuam a crescer exponencialmente. A síntese ousada e interdisciplinar de Peterson combinando psicologia, antropologia, ciência, política e religião comparada cria um modelo acadêmico genuinamente humanístico do futuro.”¹
Se bateu a curiosidade sobre o motivo das lagostas na imagem acima, pesquise um pouco mais sobre Jordan Peterson e sua obra.
A opinião de Jordan Peterson sobre o aborto
Durante uma das palestras da série “O Significado Psicológico das Histórias Bíblicas”, o psicólogo Dr. Jordan B. Peterson coloca alguns dos seus pontos de vista sobre o aborto. Assista e reflita:
Ser a favor ou contra o aborto? Enquanto todos se debruçam sobre essa questão, talvez o princípio da solução esteja em buscar saber o que levou o indivíduo a buscar a alternativa do Aborto. A opinião de um homem da ciência, que tem sua parcela de fé, nos ajuda a confirmar tudo o que a Igreja Católica ensina: o lugar da relação sexual (que deve ser sempre aberta à vida) é no matrimônio. Fora da família como Deus criou só existe um emaranhado de relações sem profundidade e estabilidade. Algo parecido com a vida que muitos estão experimentando através da sexualidade desregrada?
Conteúdo extra: muitos católicos desconhecem que a Igreja é contra o aborto e defende o direito à vida desde a concepção. Para entender com mais profundidade, recomendo que leia: O aborto é pecado? Por que a Igreja não pode mudar neste ponto?
Referências:
- PETERSON, Jordan. 12 regras para a vida: um antídoto para o caos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.