O diabo quer roubar o seu coração e diariamente se empenha em te fazer cair em todo tipo de pecado. Para nos protegermos do inimigo, além de contarmos com a indispensável graça de Deus, precisamos guardar o coração. Entretanto, atualmente nos dispersamos muito facilmente nos mais variados entretenimentos e podemos perder o equilíbrio e baixar essa guarda. Como podemos aprender a adequada guarda do coração?
Veja também:
Não se afaste da presença de Deus
Para guardar o coração precisamos entender que meditaremos e faremos escolhas. Não mais podemos aceitar de tudo passivamente, já que torna-se cada vez mais claro o que não convém e precisa ser evitado.
Quando passamos a acalmar o nosso coração e a ter momentos de reflexão e oração, percebemos os nossos limites, as nossas capacidades, e tomamos decisões mais acertadas conforme a nossa realidade. Em todas as situações, podemos nos perguntar: o que Jesus faria no meu lugar?
Aprendendo a guardar o coração
Precisamos ter um coração resolvido a recorrer frequentemente a Jesus, para que possamos ser conduzidos pelo Senhor neste itinerário de virtudes que conduzem à santidade. Não podemos parar de recorrer a Deus em um grito incessante, porque precisamos d’Ele a cada instante. Logo pela manhã, na primeira oração do dia, façamos propósitos firmes que serão lembrados ao longo do dia. Toda noite, façamos o exame de consciência em uma análise do que foi o dia.
Aprofunde-se melhor nesses e em outros vários pontos que te ajudarão a guardar o coração no vídeo a seguir, com Frei Gilson. O conteúdo faz parte da série A alma de todo apostolado.
Quanto mais unido a Jesus, mais você poderá ter uma vida plena e em abundância. Se acha que este conteúdo pode ajudar mais pessoas, compartilhe!