Você imita Cristo ou Judas? Inicialmente essa pergunta pode até parecer ofensiva, mas o coração que busca verdadeiramente amar a Deus sabe que é necessária uma revisão constante de vida. Diante de tanto ódio, divisão e várias outras desobediências claras ao Evangelho, será que você e eu não podemos estar olhando para o cisco no olho do irmão e descuidando da trave que está no nosso próprio olho?
Veja também:
Você imita Cristo ou Judas?
Se dizemos que somos cristãos, devemos seguir a Cristo e não qualquer vento de nova doutrina que leva aos mais abomináveis pecados. Assim como judas traiu o Senhor com um beijo, muitos estão traindo a Deus com discursos agradáveis, mas cheios de veneno.
Com humildade, meditemos sobre a resposta que estamos dando a Cristo: carregamos nossas cruzes com fé ou estamos dando um beijo de traição com a falsidade de nossos corações?
Para nos ajudar a fazer um exame de consciência sobre este ponto, o trecho a seguir do Tratado sobre a Oração do Senhor, de São Cipriano, é muito útil:
“Quanto aos discordantes, aos dissidentes, aos que não mantêm a paz com os irmãos, mesmo que sejam mortos pelo nome de Cristo, não poderão, conforme o testemunho do santo Apóstolo e da Sagrada Escritura, escapar do crime de desunião fraterna, pois está escrito: Quem odeia seu irmão é homicida. Não chega ao reino dos céus nem vive com Deus um homicida. Não pode estar com Cristo quem preferiu a imitação de Judas à de Cristo”.
O ódio ao próximo anula todas as obras
Mesmo que você se atire nas chamas pelo nome de Cristo, se conservar ódio a qualquer pessoa no seu coração, nenhuma boa obra tem valor. Como parece estar tão fácil odiar alguém que pensa diferente, ou até mesmo que cometeu algum pecado, é de se imaginar que muitos de nós podemos estar caindo nessa grave falta. Será que estamos assassinando alguma pessoa em nosso coração?
Compartilhe este conteúdo para que mais gente possa refletir.