É possível pecar só de pensar em algo? Se sim, será que você comete o pecado do pensamento? Jesus nos diz que “é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem (Mc 7, 21-23)”. Se todas essas coisas ruins nascem no interior de cada um de nós, precisamos vigiar constantemente os nossos pensamentos e é disso que vamos falar hoje.
Veja também:
É possível trair só por olhar e pensar?
Antes de meditarmos mais profundamente sobre as intenções, os desejos e o consentimento, vejamos o que Jesus disse sobre a possibilidade de adultério somente no olhar e pensar:
Quando imaginamos o pecado do pensamento, achamos que ele restringe-se ao que é carnal e impuro, de cunho sexual. Mesmo que tenhamos essa ideia inicial, é preciso entender que o pecar pelo pensamento abrange uma infinidade de situações nas quais ofendemos a Deus. Entretanto, é preciso ter clara a diferença entre o que vem na sua cabeça e aquilo que você alimenta na sua imaginação.
Será que você comete o pecado do pensamento?
Para que você possa ter um aprofundamento neste assunto e analisar a sua situação, nada melhor do que contar com os esclarecimentos de um sacerdote. No vídeo a seguir, Padre Leonardo nos ensina o que é o pecado do pensamento e o que devemos fazer para não nos tornarmos escravos da nossa imaginação.
Sabendo que as tentações virão e que você pode decidir quais pensamentos vai alimentar, busque sempre uma vida de oração e encontrará auxílio para vencer o mal. Lembre-se que nem toda coisa ruim que aparece na sua mente é pecado, mas que é a partir do nosso interior que escolhemos viver o que é bom e seguir a Jesus, ou o que é mal e dar brechas ao maligno. O que você escolhe?