Todos nós recebemos de Deus uma missão, uma obra, que não é nossa, mas d’Ele. Nada ofende tanto a Deus quanto o orgulho, e se tiramos o Senhor do seu devido lugar para colocar a nossa honra, a nossa vaidade, o nosso prazer, caímos num grande desequilíbrio. É isso que fazemos quando depositamos todas as nossas inclinações em realidades que apontam apenas para o nosso bem-estar e queremos todos os benefícios das obras que realizamos.
Veja também:
O que Deus quer de você?
Todos nós recebemos dons, talentos, e uma linda missão de Deus. A vocação inicial de todo cristão batizado é a santidade, mas para cada um de nós o Senhor tem um plano, um caminho e quer a nossa contribuição neste trabalho de redenção. É pela obediência, escuta, oração e humildade que vamos entendendo os planos de Deus para nós, mas existe um perigo.
O grande perigo é quando vamos nos baseando nas nossas forças e esquecemos o Deus que é o autor de todas as obras. Nos esquecemos de direcionarmos a Ele, com muita humildade, todos os nossos esforços. O diabo gosta dessa atitude e chega a contribuir com as obras que geram a soberba para que alguém caia no pecado e afaste-se totalmente do Senhor. Deus, por outro lado, como um pai amoroso, permite aparentes fracassos para que o seu servo perceba que a força para realizar vem d’Ele.
A missão é de Deus
Precisamos entender que a missão é de Deus e é Ele quem te coloca onde você está no momento. Entretanto, quantas vezes não vemos pessoas apegadas a cargos e funções, não querendo “largar o osso” e dar oportunidade para outros irmãos? E pior, algumas pessoas se colocam no lugar de Deus como se a sua palavra fosse lei, e os seus caprichos preceitos que levam à salvação. Quanta soberba e quanto afastamento de Deus essa atitude gera, inclusive dentro da Igreja.
Precisamos meditar profundamente sobre todos os nossos trabalhos e como temos direcionado nossas atividades ao Autor de todas as obras. Para nos ajudar, Frei Gilson traz uma meditação profunda sobre este tema, baseada no livro A Alma de Todo Apostolado. Assista:
Dai-nos, Senhor, um coração humilde
A humildade é fundamental para que sigamos firmes na missão que Deus sonhou para nós, e para que esta missão gere frutos. Nossa vida só será fecunda se enraizada em Cristo Jesus, que nos ensina na sua própria vida o caminho para todas as virtudes. Terminamos este conteúdo com uma linda oração para pedir exatamente a humildade que tanto agrada ao Senhor. Clique no botão abaixo e rezemos juntos: