Hoje você vai receber 10 incríveis conselhos de São Josemaria Escrivá para a vida espiritual. Este santo sacerdote espanhol é o fundador do Opus Dei (Obra de Deus) e dedicou sua vida na divulgação da chamada universal à santidade. Ele mesmo nos diz: “Aí onde estão nossos irmãos os homens, aí onde estão as nossas aspirações, nosso trabalho, nossos amores – aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo”.
Veja também:
10 conselhos de São Josemaria Escrivá para a vida espiritual
1. “Não abandones a visita ao Santíssimo. Depois da oração vocal que tenhas por costume, conta a Jesus, realmente presente no Sacrário, as preocupações do dia, e terás luzes e ânimo para a tua vida de cristão.” (Caminho, nº554)
2. “Deves manter ao longo do dia uma constante conversa com o Senhor, que se alimente também das próprias ocorrências da tua tarefa profissional. Vai com o pensamento ao Sacrário, e oferece ao Senhor o trabalho que tiveres entre as mãos.” (Forja, nº745)
3. “Temos de receber o Senhor na Eucaristia como aos grandes da Terra. E melhor! Com adornos, luzes, rouba nova… E se me perguntares que limpeza, que adornos e que luzes hás de ter, responder-te-ei: limpeza nos teus sentidos, um por um; adorno nas tuas potências, uma por uma; luz em toda a tua alma.” (Forja, nº834)
4. “Agiganta a tua fé na Sagrada Eucaristia. Pasma ante esta realidade inefável: temos Deus conosco, podemos recebê-lo cada dia e, se quisermos, falamos intimamente com Ele, como se fala com o amigo, como se fala com o irmão, como se fala com o pai, como se fala com o Amor.” (Forja, nº268)
5. “Um conselho que vos tenho repetido até cansar: estai alegres, sempre alegres. Que estejam tristes os que não se considerem filhos de Deus.” (Sulco, nº54)
6. “Não dialogues com a tentação. Deixa-me que te repita: tem a coragem de fugir, e a energia de não manusear a tua fraqueza pensando até onde poderias chegar. Corta, sem concessões!” (Sulco, nº137)
7. “Quanto mais generoso fores – por Deus – mais feliz serás.” (Sulco, nº18)
8. “Há uma quantidade bem considerável de cristãos que seriam apóstolos, se não tivessem medo. São os mesmos que depois se queixam, porque o Senhor – dizem! – os abandona. Que fazem eles com Deus?” (Sulco, nº103)
9. “A santidade, o verdadeiro afã por alcançá-la, não faz pausas nem tira férias.” (Sulco, nº129)
10. “A oração do cristão nunca é monólogo.” (Caminho, nº114)
Que tal colocar esses ótimos conselhos de São Josemaria Escrivá em prática na sua vida? Um esforço nosso na direção de Deus é sempre recompensado imensamente e a ideia do constante contato com o Senhor nas tarefas de nosso cotidiano deve mudar a maneira como enxergamos nosso trabalho. Se alguma vez você já pensou que ninguém vê e nem valoriza o que você é ou faz, saiba que Deus te valoriza e te ama. Que tal corresponder a este amor?