Vivemos tempos de ódio e uma grande perseguição e opressão vem sendo praticada em nome de um falso amor. O cancelamento de quem pensa diferente sem justificativa plausível vem sendo utilizado como instrumento de controle e censura, principalmente aos valores pregados por Jesus Cristo. Mas o que é o cancelamento e que desafios aqueles que servem a Deus estão enfrentando neste tempo?
Veja também:
O que é o cancelamento?
A cultura do cancelamento é uma maneira moderna de total exclusão onde uma pessoa ou um grupo é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis — seja online, no mundo real ou em ambos. É uma espécie de boicote em que um indivíduo, grupo ou instituição é “cancelado”. Eles são excluídos ao ponto de sofrerem um grave prejuízo na carreira e na vida pessoal. A expressão “cultura de cancelamento” tem sobretudo conotações negativas e é normalmente usada em debates sobre liberdade de expressão e censura.
O cancelamento dos cristãos
A conduta moral que foi sendo aperfeiçoada pelo cristianismo há mais de 2 mil anos é baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo. Quando os cristãos são perseguidos e forçados a concordarem com o aniquilamento de seus princípios por ideologias modernas, correm o risco de serem cancelados se não concordarem com o sistema atual. É o que já tem acontecido com quem busca dar um testemunho de vida autêntico e viver a sadia radicalidade do evangelho.
Mesmo diante da ameaça de cancelamento, o seguidor de Cristo deve tomar a sua cruz e não desistir até o fim. O Senhor é muito claro ao dizer que no mundo teremos tribulações e a Palavra deixa claro que a provação faz parte de todos aqueles que entram para o serviço de Deus.
Sobre o assunto que estamos tratando, é muito útil meditar a sequência do texto em Eclo 2, 4-23:
“Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade; ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege; ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. Que farão eles quando o Senhor começar o exame? Aqueles que temem o Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda. Aqueles que temem o Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua Lei. Aqueles que temem o Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele. Aqueles que temem o Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que ele lance os olhos sobre eles, dizendo: ‘Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens’, pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza.”
Você busca a verdade ou apenas quer apenas que te aceitem?
Quem baseia a sua vida numa luta por agradar e alcançar a aceitação acaba afastando-se totalmente da verdade. A seguir você confere um vídeo curto, que faz parte de uma chamada para um curso do Pe. Paulo Ricardo sobre um livro de C.S. Lewis chamado Cartas de um diabo a seu aprendiz.
Famílias atacadas, igrejas invadidas, séries que blasfemam contra Deus, entre outras realidades, fazem parte dos ataques. Entretanto, quem levanta sua voz contra as ideologias nefastas que destroem o ser humano é cancelado. Não se assuste quando as forças do mal se levantarem contra aqueles que seguem os mandamentos do Senhor. Tudo isso foi previsto, mas também é certo que as portas do Inferno nunca prevalecerão contra a Igreja de Cristo.