Ícone do site Altair Fonseca

Atenção! É preciso cuidar primeiro da própria alma para depois pensar na dos outros

cuidar da nossa vida antes de cuidar da vida dos outros

cuidar da nossa vida antes de cuidar da vida dos outros

É preciso cuidar primeiro da própria alma e só então pensar na alma dos outros. Não existe bem mais precioso do que cuidar da alma de alguém e quem ama de verdade preocupa-se com a salvação da pessoa amada. Entretanto, mesmo com as melhores intenções, nunca podemos abandonar a nossa vida de oração. Hoje vamos meditar sobre alguns riscos e sobre o que deve ser prioridade em nossa vida espiritual.

Veja também:

O zelo pelas almas

O amor de Cristo nos leva a ter um zelo pelas almas e a desejar ardentemente que todos se convertam e se salvem. Você sente isso? Que bom!

Zelo pelas almas

A frase acima precisa ser interpretada com muito cuidado, pois realmente Deus se alegra quando evangelizamos, mas não podemos descuidar totalmente de nossa vida espiritual para isso. A melhor coisa que você pode oferecer para Deus é a salvação de alguém e o Senhor nos chama a sermos pescadores de homens.

A caridade completa

A caridade completa é movida pelo amor de Cristo e preocupa-se não só em alimentar o corpo, mas também a alma. O maior bem que podemos fazer para alguém é colocar sua alma no Céu e essa não é uma tarefa fácil. Para isso, não basta apenas suprir as necessidades físicas de alguém, já que um pobre pode ir de barriga cheia para o inferno. É preciso alimento sólido e espiritual! Entretanto, não adianta oferecer as almas dos outros se não oferecemos a nossa própria alma a Deus.

Caridade completa

De que adianta você ser um grande evangelizador e levar muitas almas para o Céu, com a graça de Deus, e no fim de tudo ser condenado? Não adianta querer converter os outros se ainda não somos convertidos. Como querer que os outros mudem de vida se ainda não mudamos de vida e não damos o exemplo?

É preciso cuidar primeiro da própria alma

Querer que os outros façam aquilo que não fazemos é um grande absurdo. Fazemos mais bem aos outros se cuidarmos primeiramente de nossa alma e darmos o testemunho de vida conveniente. Não podemos amar o próximo a ponto de esquecer de nós mesmos, afinal, não existe sabedoria em quem não experimenta os frutos daquilo que ensina, como diz São Bernardo de Claraval.

Não é sábio aquele que não é consigo mesmo

Não adianta dar conselhos sábios para as pessoas se você não aplica em sua vida seus próprios conselhos. O vídeo a seguir faz parte da série A Alma de Todo Apostolado, de Frei Gilson, e nos dá muitos exemplos práticos para que entendamos essas realidades e apliquemos em nossas vidas. Vale a pena assistir:

Cuidar primeiro da própria alma, depois da dos outros

Lembremos: quem ama a Jesus Cristo quer dar almas para o Senhor, mas a começar pela sua própria alma. Que o Espírito Santo de Deus venha nos dar todo o discernimento necessário para lutarmos pela nossa salvação e daqueles que amamos com equilíbrio, coragem e fé. Amém!

Sair da versão mobile