O homem foi criado por Deus para ser suporte humano e instrumento de proteção para a família. A mulher, criada para ser sua fiel auxiliar nesta caminhada, precisa sentir-se acolhida e amada por aquele que precisa amá-la como Cristo amou a Igreja (Cf. Ef 5, 25). Para desestabilizar as famílias, o diabo quer descaracterizar os homens e quebrar esses que deveriam ser o esteio do lar, fortalecidos pela graça de Deus. Precisamos relembrar o papel dos homens nas famílias segundo o plano de Deus. Isso é urgente e esse conteúdo precisa ser compartilhado para que rezemos juntos e façamos a nossa parte.
Veja também:
O chamado do homem de Deus
Em Ef 5, 25-31 lemos o seguinte trecho, que resume a missão do homem de Deus na vocação matrimonial:
“Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26.para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, 27.para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. 28.Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29.Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja – 30.porque somos membros de seu corpo. 31.Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24).”
Como bem diz Santa Dulce dos Pobres, no coração de cada homem há uma semente de amor prestes a brotar, e é preciso não matar esse amor com o orgulho e a dureza interior. A missão dos homens é grandiosa e é preciso resgatar esse valor renunciando o machismo, a intolerância, a violência, mas também a tibieza, o medo, a fraqueza e a falta de fé.
O homem de Deus conduz sua família à santidade
Nessa caminhada do homem na direção da vontade de Deus, vale muito a pena contar com o testemunho de homens que querem viver a santidade e ser referência para suas famílias. A pregação a seguir é de Anderson Reis e serve de importante auxílio para os homens que querem dar a vida por suas famílias e por Jesus Cristo. Assista e compartilhe:
O que temos feito para sermos homens melhores? Será que nossa vida tem sido enraizada na fé? E as mulheres, será que auxiliam aqueles que devem ser os protetores da família na terra? Com a graça de Deus, cada um de nós pode fazer seu exame de consciência e tomar decisões firmes para uma vida que agrade mais ao Senhor.