Não há nada mais prejudicial à vida espiritual do que a vanglória, que nos cega e afasta do relacionamento íntimo com Deus. Infelizmente este é um problema muito comum, que geralmente aparece quando o fiel, depois de abandonar os pecados mais escandalosos, começa a dedicar um pouco de tempo à oração pessoal. Quando pensa que já está muito adiantado na santidade, a sua alma resseca, pois é impossível crer e avançar na fé se o que busca é a própria glória, e não a glória de Deus.
Veja também:
A oração precisa ser humilde
A vida de oração é o encontro entre você e Deus, mas é impossível encontrar-se com Deus sem antes encontrar-se consigo mesmo. Esse encontro consigo mesmo liberta, mas nem sempre é agradável, pois é doloroso olhar diretamente para a nossa miséria e fraqueza. Percebeu porque tanta gente acaba fugindo desse encontro e parte para a busca de prazeres e distrações?
Humildade e vida espiritual: uma meditação com Padre Paulo Ricardo
Não podemos ficar olhando para o nosso próprio umbigo sujeitos a uma vanglória que faz a vida espiritual definhar. O que você e eu precisamos é ter profunda sinceridade ao olharmos para nós mesmos e ao adorarmos o Deus que é infinitamente superior à nossa miséria. Partindo desse princípio, mudamos as disposições que antes nos atrapalhavam e impossibilitavam uma caminhada espiritual mais frutuosa.
Para que você possa se aprofundar ainda mais nessas realidades, partilho a seguir um vídeo onde o Padre Paulo Ricardo faz uma meditação sobre a importância da humildade para nós, que somos principiantes na vida espiritual. Assista:
Que você e eu possamos parar de fugir de nossas imperfeições e nos conhecermos melhor, para nos apresentarmos diante de Deus para adorá-Lo em em espírito e em verdade. Despojemo-nos de todas as máscaras e aparências para termos vida plena e em abundância. Que o Espírito Santo de Deus nos dê o discernimento nessa caminhada. Amém!