Mas afinal, qual é o papel do homem e da mulher no casamento?
Qual é o papel do homem e da mulher no casamento? Essa simples pergunta pode gerar muitas respostas polêmicas por causa de visões extremistas e equivocadas que há no mundo atualmente. Deus sempre quis o amor e a união, mas o diabo quer a divisão e o ódio. As ideias machistas e feministas que colocam homens e mulheres uns contra os outros agradam o maligno. Precisamos meditar sobre o papel de cada um no relacionamento e colocar as coisas em seu devido lugar, ou seja, o lugar que Deus planejou.
Veja também:
As ideologias dividem e afastam
As ideologias atuais criam um clima de rivalidade entre as pessoas e transformam em inimigos todos os que pensam diferente. Vivemos tempos em que cada pessoa sente-se totalmente poderosa e cheia de direitos, mas esquece o valor dos outros e foge de suas responsabilidades. Ser adulto, cuidar de um lar, ter filhos, trabalhar, ter responsabilidades, tudo isso é deixado de lado e acha-se que o mundo será mudado com comentários ofensivos na internet.
A humanidade precisa reaprender os valores de amor e empenho, de entrega verdadeira pelo bem de todos. No caso de homens e mulheres em um matrimônio, precisam reordenar a vida para Deus e deixar de lado toda a disputa.
Homens e mulheres não são inimigos mas querem que você acredite no contrário. Quando homens e mulheres caem nessa, as famílias são destruídas ou nem se formam. Você consegue perceber o tamanho dessa armadilha?
Qual é o papel do homem e da mulher no casamento
Deus criou o homem e a mulher, e é na Palavra de Deus que encontramos a maneira correta de viver um relacionamento num lar saudável. Em Ef 5, 21-32 temos uma explicação clara de como deve ser o relacionamento de um homem com uma mulher, mas esse texto precisa ser lido sem o véu do preconceito e do ódio que divide muitos homens e mulheres atualmente.
Para uma leitura mais profunda e limpa, contemos com o auxílio de Frei Gilson, homem de Deus que esforça-se para viver a radicalidade do Evangelho:
Tendo consciência dessa realidade, precisamos compartilhar com o maior número de pessoas para uma verdadeira paz nos relacionamentos. Homem e mulher, que foram criados como companheiros e auxílio na caminhada de redenção não podem cair em uma briga boba que é alimentada pelo orgulho e o egoísmo.