Atualmente muito se fala sobre liberdade e vemos estampada em todos os lugares a ideia de que as pessoas devem fazer o que quiserem. Sim, você é livre para escolher, mas existem escolhas erradas que aprisionam em vez de gerar liberdade. Entretanto, essa verdade ninguém mostra e chegou a hora de meditarmos sobre isso.
Veja também:
Você é livre para escolher
A verdadeira liberdade não tem nada a ver com destruir a sua vida com escolhas erradas. Portanto, ser livre não é destruir o seu corpo com vícios e sexualidade desregrada ou arriscar sua vida em aventuras impensadas. Você e eu nunca seremos livres se não encontrarmos um norte seguro para seguir, uma direção que dê sentido e valor à nossa existência.
Você é livre para escolher, mas afastar-se de Deus é a pior escolha que pode fazer. O Catecismo da Igreja Católica nos mostra como viver o livre-arbítrio de maneira sábia e justa:
A misericórdia de Jesus é maior que a nossa miséria
O que pode acontecer quando você e eu nos depararmos com o tamanho de nossas fraquezas é o pensamento de que somos ruins demais. Nessas horas o desespero e a falta de fé na misericórdia de Jesus nos prejudicam na caminhada. Pensar que não temos mais jeito é uma grande demonstração de orgulho, pois não confiamos na grandeza de Deus e achamos que só podemos nos salvar por nossas próprias forças.
Santa Faustina em seu Diário nos ajuda a meditar sobre a Misericórdia Divina, que penetra todas as coisas e nos preenche de amor.
A pior escolha
A pior escolha que você e eu podemos fazer é nos afastarmos de Deus. Não importa o que tenhamos feito, a Misericórdia Divina nos alcança e em Deus teremos a liberdade espiritual que proporciona a verdadeira alegria. Não há felicidade longe de Deus, mas muita gente descobre isso depois de muito sofrimento.
Senhor Jesus, por intercessão da Virgem Maria, toque os corações mais duros e mostra-nos o caminho do Céu.