Se você está no número dos cristãos que lutam para defender a verdadeira fé no Senhor, já deve ter passado por muitas dificuldades. Afinal, o próprio Jesus nos deixou bem claro que seus seguidores seriam perseguidos, humilhados, combatidos e passariam por grandes tribulações. Porém, o mesmo Jesus nos garante o Céu para quem se mantém fiel e diante dessa realidade nenhum sofrimento é insuportável. Aliás, Jesus nos ajuda a carregarmos nossas cruzes a cada dia.
Veja também:
Ao meditar as leituras da Liturgia das horas, encontrei um magnífico texto que sintetiza muito bem o que os cristãos sempre passaram ao longo dos tempos. A seguir você confere um trecho desse texto para que possamos meditar juntos.
Os Cristãos no Mundo – Da Carta a Diogneto (entre os séculos I e II)
[A Carta a Diogneto, de autor desconhecido, escrita entre o final do primeiro século cristão e o início do segundo, procura instruir um pagão, de nome Diogneto, sobre os princípios da fé cristã.]
(Os cristãos) “São de carne, porém, não vivem segundo a carne. Moram na terra, mas sua cidade é no céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas com seu gênero de vida superam as leis. Amam a todos e por todos são perseguidos. Condenam-nos sem os conhecerem; entregues à morte, dão a vida. São pobres, mas enriquecem a muitos; tudo lhes falta e vivem na abundância. São desprezados, mas no meio dos opróbrios enchem-se de glória; são caluniados, mas transparece o testemunho de sua justiça. Amaldiçoam-nos e eles abençoam. Sofrem afrontas e pagam com honras. Praticam o bem e são castigados como malfeitores; ao serem punidos, alegram-se como se lhes dessem a vida. Os judeus fazem-lhes guerra como a estrangeiros e os pagãos os perseguem; mas nenhum daqueles que os odeiam sabe dizer a causa do seu ódio”.
“Numa palavra: os cristãos são no mundo o que a alma é no corpo. A alma está em todos os membros do corpo; e os cristãos em todas as cidades do mundo. A alma habita no corpo, mas não provém do corpo; os cristãos estão no mundo, mas não são do mundo. A alma invisível é guardada num corpo visível; todos veem os cristãos, pois habitam no mundo, contudo, sua piedade é invisível. A carne, sem ser provocada, odeia e combate a alma, só porque lhe impede o gozo dos prazeres; o mundo, sem ter razão para isso, odeia os cristãos precisamente porque se opõem a seus prazeres”.
As portas do inferno não prevalecerão
Meditando sobre esse trecho do texto podemos perceber que sempre houve e presumimos que sempre haverá perseguição aos cristãos. Essa perseguição ocorre porque o modo de vida de Jesus é incompatível com o orgulho, a vaidade e todo o tipo de pecado. Por isso, aqueles que querem continuar em suas vidas cômodas com todos os seus privilégios odeiam e querem exterminar o cristianismo do mundo.
Mesmo com todas as ameaças, todo aquele que crê firmemente em Jesus Cristo tem a certeza de que todas as suas promessas serão cumpridas. Uma delas é a seguinte:
Você e eu não podemos desanimar da fé diante das perseguições que sofremos por querer seguir o que Jesus nos ensinou. A verdadeira Igreja de Cristo permanecerá lutando pela salvação das almas, inspirada pelo Espírito Santo de Deus que age poderosamente no meio de nós. Você crê nisso?