São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate e ensinai-nos a virtude da humildade
Dentre os três Arcanjos (Rafael, Gabriel e Miguel), São Miguel Arcanjo certamente é o mais invocado pelos cristãos. Além de diversas orações, existe também a poderosa devoção da Quaresma de São Miguel, que todo ano inicia-se no dia 15 de agosto – dia da Assunção de Nossa Senhora – e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa dos Santos Arcanjos. Hoje você vai saber mais sobre o Príncipe da Milícia Celeste.
Veja também:
A Oração a São Miguel Arcanjo
Há diversas versões da Oração a São Miguel Arcanjo, porém, a mais popular é a que ficou conhecida como “O Pequeno Exorcismo”. Essa antiga oração era rezada depois de cada Santa Missa nos tempos do Papa Leão XIII.
Para facilitar o compartilhamento:
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,
sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos,
e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina,
precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos,
que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém”.
O papel e a missão de São Miguel Arcanjo
São Miguel é guarda e protetor da Igreja, e algumas passagens da Sagrada Escritura vão nos esclarecendo sobre sua função. Por exemplo, no Livro do profeta Daniel: “Naquele dia, vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (Dn 12,1).
Este arcanjo também é visto pela tradição como guardião dos agonizantes, aquele que leva as almas ao Trono de Deus para o julgamento, invocado como nosso advogado na vida e na hora da morte (cf. Jd 1, 9).
Em diversas obras de arte, vemos São Miguel Arcanjo representado como um guerreiro, com armadura e empunhando uma espada, com o diabo derrotado abaixo de seus pés. Também essa imagem é sustentada pela Palavra de Deus: “Que o Senhor te repreenda”, na Epístola de São Judas 1, 9; e em Apocalipse 12,7-8: “Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado e eles perderam seu lugar no céu”.
Sendo assim, há muitos fundamentos na Palavra, na Tradição e no Magistério da Igreja para fundamentar a devoção a São Miguel Arcanjo, aquele que nos defende nos combates espirituais.
O que podemos aprender com São Miguel?
A humildade de São Miguel Arcanjo é sua principal característica, muito agradável ao Senhor, já que Deus resiste aos soberbos, mas concede a Sua graça aos humildes” (Tg 4,6). O nome “Miguel” significa “Quem como Deus?”, assim mesmo na forma de pergunta, que foi dada em resposta ao arrogante Satanás, que caiu na loucura de se comparar ao Senhor.
A humildade vence a serpente soberba e orgulhosa e é por isso que a Virgem Maria pisa na sua cabeça, e também é por esse motivo que São Miguel Arcanjo derrota e humilha a arrogância de Satanás.
Para facilitar o compartilhamento:
“Levanta-se, Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo e de todas as milícias celestes, que sejam dispersos seus inimigos e fujam de Sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
Com informações de Formação Canção Nova.