Para vencer as dificuldades não podemos simplesmente reclamar e cair no desespero que nos afunda. Permanecer no pecado, na lamúria e em uma busca por culpados não vai resolver a situação. Precisamos nos arrepender de todo o mal procedimento e tomar a decisão de seguir os passos de Jesus Cristo, que estará no controle do barco de nossas vidas, se nos permitirmos ser conduzidos por Ele.
Veja também:
Você vai vencer as dificuldades com o auxílio de Jesus
Sobre o tempo que estamos vivendo, as palavras do cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro, em 2020, continuam atuais:
Em relação à situação da Igreja este momento, me vem em mente um episódio narrado por Mateus, Marcos e Lucas sobre a tempestade no Mar da Galileia. Os evangelistas contam que um dia atravessavam o Mar da Galileia de barco e Jesus senta-se na parte posterior do barco. Em particular o diz São Marcos que repete as catequeses de São Pedro. Jesus estava na parte de trás e se adormenta propositadamente. Enquanto Jesus repousa, veio uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Os apóstolos ficaram com medo. Acordaram Jesus dizendo: “Senhor, salvai-nos estamos afundando”. Jesus acordou, levantou-se e repreendeu o vento e o mar. O vento parou, e fez-se a calmaria. “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Temos que recordar sempre que Deus está acima das tempestades, que Deus pode nos tirar de todas as tempestades, desde que tenhamos fé e abramos nosso coração a Ele.
Veja uma matéria completa sobre o que foi dito na ocasião: Cardeal Comastri: estamos no meio da tempestade, mas Cristo está conosco no barco.
O que não fazer no meio de uma tempestade
Existem algumas atitudes que só prejudicam quando estamos enfrentando dificuldades em nossas vidas. Você não vai vencer as dificuldades através do egoísmo, da reclamação e da falta de reação. Abandonar Deus e deixar de rezar é a pior atitude possível. Vejamos alguns conselhos simples:
Para você que quer compartilhar o texto, transcrevo aqui:
- Não caia no desespero, que fecha a visão para qualquer possibilidade de solução.
- Não procure culpados e não caia na reclamação, já que no meio da emergência, a prioridade é resolver o problema.
- Não expulse Jesus Cristo do barco da sua vida pela sua falta de fé e coração fechado.
Peça o auxílio do Espírito Santo
Jesus foi para o Pai mas não nos deixou sozinhos. Ele nos enviou o Espírito Santo, que nos instrui, dá o discernimento, a sabedoria e a fortaleza para vencermos as dificuldades e alcançarmos a vitória sobre a morte e o pecado. Portanto, não desanimemos e lutemos com todas as armas espirituais, das quais a oração é muito importante. Por isso, peça ajuda ao Espírito Santo de Deus rezando assim:
Conclusão
Se Jesus Cristo está no barco da sua vida, basta um gesto para que a tempestade se acalme, porque Ele é o Senhor. Jesus Cristo nos dá o Espírito Santo, que com seus Dons, nos fortalece e guia na caminhada. Com tamanho auxílio, a pessoa que tem fé não pode ser derrotada por nenhum problema.