Hoje você vai conhecer um magnífico lugar de adoração, oração e recolhimento, tão necessários para os tempos de dificuldades em que vivemos. Trata-se de uma capela de adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento em Niepokalanów, na Polônia. Existem muitas informações preciosas e interessantes por trás desse lugar especial e vamos descobrir a partir de agora.
Veja também:
Niepokalanow, a Cidade da Imaculada
O convento franciscano de Niepokalanow (“Cidade da Imaculada”) foi fundado em 1927 por São Maximiliano Maria Kolbe. Durante a II Guerra Mundial, o local ofereceu refúgio a muitos soldados feridos na campanha polonesa de 1939, e também a refugiados (como os 1.500 refugiados judeus da Polônia ocidental).
A magnífica Estrela Imaculada
A “Estrela Imaculada” é um dos pontos centrais da oração mundial pela paz, criada no 79º aniversário da eclosão da Segunda Guerra Mundial. A necessidade de oração de adoração sempre foi enfatizada por João Paulo II, uma testemunha da “noite escura da ocupação” e dos tempos modernos conturbados. Por toda a sua história, o local é emblemático e muito adequado para a oração pela paz mundial.
É interessante saber que diversas capelas de adoração perpétua do Santíssimo Sacramento são erguidas ao redor do mundo para celebrar as 12 estrelas da coroa de Maria, Rainha da Paz. Esses locais especiais de oração diante do Jesus eucarístico são esperança de paz para o mundo. Dessa forma, Niepokalanów faz parte do Centro Mundial de Oração pela Paz.
O título de Imaculada Conceição foi escolhido por causa da figura de São Maximiliano Maria Kolbe, fundador do convento, que no campo de concentração de Auschwitz deu um marcante testemunho de amor cristão, sacrificando sua própria vida num ato de amor e paz por outro homem, antes de se confiar imensamente a Maria Imaculada.
No dia 1º de setembro de 2018, no 79º aniversário da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a capela foi oficialmente inaugurada e consagrada pelo arcebispo Stanisław Gądecki, presidente da Conferência Episcopal Polonesa. O arcebispo Salvatore Pennacchio celebrou a Santa Missa na Polônia.
“Que seja então o novo Centro de Oração – com a ajuda de franciscanos, herdeiros espirituais de Santo Maximiliano – ensinará a todos nós a entender que a oração pela paz não é um elemento secundário após os esforços de paz. Pelo contrário, é o coração dos esforços para construir a paz em ordem, justiça e liberdade “, enfatizou o arcebispo Gądecki em sua homilia.
O altar de Niepokalanów foi abençoado pelo Papa Francisco
Durante a Audiência Geral em 29 de agosto de 2018 em Roma, o Papa Francisco cumprimentou os fiéis de língua polonesa.
O pontífice disse: “Congratulo-me com os peregrinos poloneses. Agradeço muito por suas orações durante minha viagem apostólica à Irlanda. Hoje, de maneira especial, saúdo a Associação Comunitária Rainha da Paz de Radom e os Padres Franciscanos de Niepokalanów. A pedido deles, diante da platéia, abençoei o Altar da Adoração Eucarística, intitulado “Estrela da Imaculada Conceição”. Ele estará localizado no Santuário de Niepokalanów (o convento fundado por São Maximiliano M. Kolbe), que se torna o oitavo Centro Internacional de Oração pela Paz. Adorar a Cristo, seguindo a visão espiritual de São Maximiliano Kolbe, implora paz para suas famílias, para sua terra natal, para a Europa e para o mundo inteiro. Eu abençoo cordialmente você e seus entes queridos ”.
Sem dúvida, um lugar magnífico e muito necessário para o bem da humanidade. E se você sente a necessidade de adorar Jesus Sacramentado, não perca a oportunidade de procurar a Igreja mais próxima e realizar seu momento de oração. O mundo inteiro precisa da minha e da sua oração, por isso, não podemos deixar de fazer a nossa parte.