Jesus Cristo foi para o Pai e nos deixou o Espírito Santo, que nos convence da verdade e transforma nossas vidas para sempre. Não há como explicar perfeitamente como essa mudança acontece utilizando simples argumentos humanos, entretanto, para que você entenda melhor eu vou contar a mudança de vida de um grande pecador como eu. Tudo isso é obra de Deus, que me alcançou com a Sua graça e hoje vou contar um pouquinho do que aconteceu e vem acontecendo comigo nos últimos anos.
Veja também:
A vida velha
Me chamo Altair Fonseca, tenho 33 anos, moro em Rio Claro – RJ.
Assim como acontece com muita gente atualmente, em minha juventude eu fazia o máximo para pertencer a um grupo e agradar pessoas. Essa vontade de ser bem visto e a preocupação exagerada com a opinião alheia é o que nos faz seguir a moda, aquilo que a mídia fala, o que é “legal” segundo as tendências da atualidade.
O problema é que as ideologias e o que está “na moda” nos levam a perder a nossa identidade e a esquecermos os nossos valores para agradar os outros. Foi o que aconteceu comigo: eu caí em uma vida de bebida, sexualidade vivida da maneira errada e defesa de ideias arrogantes. Eu não queria ouvir ninguém que quisesse o meu bem, que quisesse me tirar do pecado, pois eu era apegado ao pecado.
Sou publicitário e atuo como blogueiro desde 2012 e, naquela época, eu defendia tudo o que havia de mais degradante. Nas redes sociais, utilizei meu dom de desenhar para fazer quadrinhos sensuais e alcancei as primeiras posições no Google com o termo “tirinhas safadas”. Com isso, ganhei muito dinheiro em anúncios de sites adultos que me procuravam para parcerias. Veja a que ponto cheguei!
O início da mudança de vida
Nessas vidas de festas e bebidas, Deus começou a tocar o meu coração, através da poderosa oração de minha mãe. Então, comecei a sentir um grande vazio e percebi que nada daquilo me preenchia. Uma vida de prazeres onde eu gastava minha juventude, não fazia nada útil para ninguém e ainda deixava tristes todos os que me amavam. Além disso, foi impactante para mim olhar a vida dos mais velhos que estavam vivendo exatamente como eu: eram pessoas solitárias, pobres espiritualmente e financeiramente, e muitos perderam a vida com graves doenças em decorrência dos vícios. Eu comecei a sentir que era o momento de uma mudança de vida.
Neste ponto, muitas coisas começaram a não fazer sentido e eu percebi como uma vida de prazeres passageiros é vazia e só causa dor. Eu não queria mais isso, mas ainda não sabia o que fazer, o que colocar no lugar desse grande vazio.
A graça de Deus me alcançou
Para preencher um grande vazio, só colocando algo infinito no lugar: Deus. E com essa abertura de coração, o Espírito Santo de Deus encontrou acolhida e pode começar a Sua obra em mim. Nesse período, li Confissões de Santo Agostinho (um livro que recomendo muito) e percebi a sede de uma alma na busca pela Verdade. A história de Santo Agostinho lembra um pouco a minha, com uma mãe (Santa Mônica) que não desistiu de rezar pela conversão de seu filho pecador. A minha mãe da terra, Maria Cecília, se uniu em intercessão com minha Mãe do Céu, a Virgem Maria Santíssima.
Com tão poderoso auxílio, comecei a participar do Grupo de Oração Fonte de Água Viva, em Rio Claro – RJ, e em uma adoração ao Santíssimo na Canção Nova, me vi claramente desenhando para evangelizar. Chorei muito e senti um grande calor no peito. Uma sensação de estar jogando para fora algo ruim e aquilo que eu mais duvidava tornou-se uma grande bênção na minha vida: o contato com o sobrenatural.
A evangelização online e presencial
Parte do resultado desse processo você pode acompanhar aqui neste blog, pois eu compartilharei vídeos, quadrinhos e conteúdo para a evangelização. Uma graça tão grande não pode ficar escondida no meu coração, e eu quero que você tenha contato com o amor de Deus também. Vamos rezar e aprender juntos! Para não perder nada, siga-me no Facebook e no Instagram.
De maneira presencial, eu sirvo no Grupo de Oração Fonte de Água Viva, da RCC, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Rio Claro – RJ. Partilho a Palavra, ajudo em artes e transmissões e me disponibilizo para o que mais a Paróquia precisar, tudo para honra e glória do Senhor.
O namoro
Tendo discernida a minha vocação matrimonial, conheci uma pessoa maravilhosa que me aproxima de Deus por seu jeito doce, mas corajoso e determinado. Juntos, buscamos ter uma vida sacramental frutuosa, meditamos e buscamos conhecimento sobre nossa fé e nos ajudamos em todos os passos da vida prática de cada dia.
Nosso sonho é dar os próximos passos rumo ao altar e ter a bênção de Deus para essa união, formar uma família católica e dar testemunho de fé neste mundo tão descrente.
Devoção à Virgem Maria
Como você viu na primeira foto, sou devoto de Nossa Senhora e também consagrado a Jesus Cristo pelas mãos de Maria. A leitura do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort, me fez correr a águas mais profundas pela fé. A seguir, você aprende a rezar comigo a Coroinha de Nossa Senhora, uma oração recomendada a todos que querem louvar aquela que sempre glorifica o Senhor.
Escrevo este testemunho sem colocar um ponto final, pois Deus continua escrevendo essa história com mãos de artista e a mudança de vida continua a cada dia. Espero voltar aqui em breve para atualizar este testemunho com mais novidades, mas enquanto isso, peço que você reze uma Ave-Maria por mim. Ah, e se você tem algum testemunho para contar, deixe aqui nos comentários que eu leio e respondo todos.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!